Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Embaixador dos EUA divulga Lista dos Jovens Embaixadores

Embaixada dos EUA - 17 de outubro de 2008 - 15:05

Brasília, 17 de outubro de 2008 - O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, divulga na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, a lista final dos selecionados para participar do Programa de Intercâmbio Cultural “Jovens Embaixadores 2009”. Esta é a sétima edição do programa que, no próximo ano, levará trinta e cinco jovens aos Estados Unidos por duas semanas, de 9 a 24 de janeiro de 2009. O anúncio acontece às 11h30 na sede da Microsoft Brasil”; (Av. das Nações Unidas, 12.901 – 27º andar – Torre Norte), empresa que inicia parceria com a embaixada para este projeto neste ano.



Mais de três mil estudantes do ensino médio de todos os estados brasileiros participaram de um processo de seleção que envolveu 54 instituições parceiras da embaixada dos EUA espalhadas por todo o território nacional. Esse ano, pela primeira vez, o programa terá ao menos 1 representante de cada um dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.



Os jovens passarão uma semana na capital, Washington, participando de reuniões com autoridades americanas, visitando monumentos históricos, museus e outras instituições. Na semana seguinte os estudantes irão para um estado norte-americano onde vão conviver com uma família americana, que os hospeda voluntariamente. Eles também irão freqüentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”) onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem americano, também terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil.



O programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 e é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos para jovens da rede pública de ensino entre 15 e 18 anos que tenham perfil de liderança, consciência cidadã e e pertençam às camadas socio-econômicas menos favorecidas.

O objetivo é que os participantes, além de aprimorar a proficiência em língua inglesa, ampliem seus conhecimentos e horizontes acadêmicos e profissionais, vivenciem um pouco dos EUA, seu povo, sua cultura e sua sociedade.



O programa não tem custo financeiro algum para os participantes, já que é patrocinado pelo governo dos EUA e conta com o apoio das empresas americanas FEDEX , Continental Airlines, Merck Sharp & Dohme, Dow Brasil S.A., Microsoft e Carlson Wagonlit, Amcham São Paulo e Amcham Rio de Janeiro. O programa tem o apoio também do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) e dos centros binacionais Brasil-Estados Unidos. Nos Estados Unidos o programa conta com o apoio da organização World Learning, que monta a programação dos jovens no território americano e seleciona as famílias que hospedam os jovens.


Cento e quarenta e dois jovens brasileiros já foram beneficiados pelo programa desde 2003. A lista com o nomes dos estudantes selecionados estará disponível no site da Embaixada Americana logo após o anúncio: http://www.embaixadaamericana.org.br/.

SIGA-NOS NO Google News