Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Emagrecimento perigoso

Gazeta Esportiva - 27 de outubro de 2017 - 11:00

Em busca do corpo perfeito, algumas pessoas acabam indo além das dietas e das atividades físicas e optam por métodos prejudiciais à saúde. Perder peso rapidamente e utilizando remédios que apresentam em suas fórmulas hormônios tireoidianos, infelizmente virou prática e cresce a cada dia.

Os hormônios tireoidianos são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de vários órgãos e tecidos. Também são responsáveis pela regulação do metabolismo e para o equilíbrio da temperatura corporal, razões pelas quais são considerados essenciais para a manutenção da qualidade de vida.

Assim, quando utilizados por uma pessoa cuja glândula tireoidiana não apresenta nenhum tipo de disfunção podem ocasionar uma sobrecarga hormonal, ou seja, uma forma induzida de hipertireoidismo com aceleração no metabolismo, aumento do calor corporal e consequente perda de peso. Por conta disso, algumas pessoas utilizam este recurso a fim de conseguirem um emagrecimento rápido e satisfatório.

Segundo a endocrinologista Dra. Rosália Padovani para que a perda de peso seja alcançada, são necessárias altas doses de hormônios tireoidianos que, quando em excesso no nosso organismo, podem causar efeitos extremamente nocivos como perda de massa magra, desidratação, taquicardia, agitação, insônia, distúrbios menstruais e psiquiátricos, osteoporose, infarto agudo do miocárdio e em casos extremos, até óbito. Tanto o T4 quanto o T3 (tipos de hormônios tireoidianos) podem aumentar o metabolismo basal em até 40%. Alguns pacientes chegam a relatar perda média de 5 quilos do peso em um ano.

“Tomar o hormônio tireoidiano não deve ser considerado uma solução mágica para perda de peso devido aos graves efeitos graves colaterais que podem causar quando ingeridos de forma inadequada e sem necessidade. O melhor caminho é atingir um metabolismo equilibrado através de uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos”, alerta a especialista.

Mesmo não sendo aprovado pela ANVISA, o acesso aos hormônios de tireoide sintéticos e seus análogos utilizados para fins de emagrecimento é fácil, podendo ser encontrados em farmácias, sob manipulação e também em sites na internet.

Sobre a Dra. Rosália Padovani - A Dra. Rosália é doutora em Endocrinologia e Metabologia pela UNIFESP. Realizou treinamento médico no exterior – Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSKCC) em Nova York. Foi graduada pela Faculdade de Medicina da Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e fez a residência de Endocrinologia na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCM-SP). Obteve o título de especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) em 2004.
Atualmente é médica assistente da disciplina de endocrinologia e metabologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo onde atua na área de câncer de tireoide, desenvolvendo pesquisas com ênfase no diagnóstico, tratamento e seguimento dos pacientes com esta neoplasia. É também médica responsável pelo tratamento com radioiodoterapia no setor de medicina nuclear (Nuclimagem) do mesmo serviço.

SIGA-NOS NO Google News