Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

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24/11/2017 11:00

Emagrecer é diferente de perder peso

Gazeta Esportiva

 

No dia a dia das academias, sempre existe aquele aluno que se preocupa mais com seu peso do que com a própria realização do treinamento. No entendimento leigo, a redução no peso visualizado na balança necessariamente é decorrente da perda de gordura corporal. No entanto, não é bem assim que ocorre.

A perda de massa corporal pode ser decorrente da redução da gordura, da redução de massa muscular ou mesmo da quantidade de água corporal. Dessa forma, pautar-se somente pelo que se observa na balança nos diz muito pouco e, por vezes, o deixará triste em ver que a massa corporal não reduziu tanto.

É comum no início do treinamento observarmos uma troca de tecidos corporais ao passo que a massa corporal fica estabilizada. Por exemplo, você perde gordura corporal e aumenta a massa muscular, assim o peso na balança fica estagnado e você pode pensar que o treinamento não esteja surtindo o efeito desejado.

Para sanar a dúvida de estar ou não perdendo gordura, é extremamente importante a realização da avaliação da composição corporal. Assim, o profissional de educação física e/ou nutricionista que o acompanha poderá dizer se você reduziu medidas de circunferências ou mesmo das dobras cutâneas, refletindo assim na redução da gordura corporal.

Outro aspecto importante a salientar é a utilização do Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC, cujo cálculo leva em consideração o peso dividido pela altura ao quadrado, te enquadra nas classificações desnutrido, peso normal, sobrepeso e obesidade graus I, II e III. Porém, é possível que você possua uma massa muscular enorme, uma baixa estatura e um percentual de gordura baixo, fato esse que poderia lhe classificar como obeso grau III (obesidade mórbida).

Por isso, seguir apenas um parâmetro de medida não é recomendável. O ideal é que você possua os dados de seu IMC, da sua circunferência de cintura (homens abaixo de 94 cm e mulheres abaixo de 80 cm) e do seu percentual de gordura. E, claro, deixe de focar nos números da balança mais do que nos treinamentos.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

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