Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/03/2012 10:29

Em um mês, número de jovens em abrigos cresce 2,20%

TJMS

De acordo com o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos (CNCA) mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil tem 37.240 crianças e adolescentes que atualmente vivem em abrigos.

E os números só aumentam. Um levantamento feito este ano mostra que, em janeiro, o país registrava 36.437 acolhidos, ou seja, houve um crescimento de 2,20% entre os dois primeiros meses de 2012.

Desta quantidade, apenas 186 crianças e adolescentes são de Campo Grande. O CNCA mostra ainda a existência de 2.008 abrigos em todo o Brasil, sendo 16 deles em Campo Grande.

De acordo com a Assistente Social Carmen Regina Samogin Lima, do Núcleo de Adoção da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, o motivo para o crescimento de crianças e adolescentes em abrigos está na vulnerabilidade social das famílias. “Isso decorre também do consumo de substância psicoativa e álcool pelos responsáveis pelas crianças, além da falta de políticas públicas para a prevenção e tratamento do uso de drogas e álcool.”, complementa Carmen.

As famílias das crianças e adolescentes acolhidos são acompanhadas e orientadas pela Vara da Infância e Juventude a fim de que se reestruturem para receber os filhos de volta. Quando isso não acontece, as crianças são encaminhadas para adoção.

A assistente social ressalta que o tempo de espera das pessoas habilitadas para adoção depende das características da criança que eles desejam. “Se alguém quiser adotar um menino que está na faixa etária de 7 a 17 anos, por exemplo, temos vários disponíveis hoje, mas a maioria dos adotantes prefere crianças de zero a três anos de idade”.

Se a criança não encontra ninguém que deseja adotá-la, acaba ficando na instituição de acolhimento por prazo superior aos dois anos previstos na Lei de Adoção nº 12.010/2009.

Os interessados em adotar devem participar dos cursos de preparação à adoção oferecidos regularmente pelas varas de infância e juventude a fim de que recebam preparação psicológica, orientação e estímulo à adoção inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos.

Infelizmente muitos adolescentes permanecem nas instituições até completarem 18 anos, quando são desligados para iniciarem sozinhos a vida adulta.

Perfil dos habilitados - Em Mato Grosso do Sul, 425 pessoas, entre solteiros e casais, estão cadastrados para adotar. Desta quantidade, o maior número está entre as pessoas de 41 a 50 anos, totalizando 164 pessoas.

Logo em seguida estão as de 31 a 40 anos, com o equivalente a 154 pessoas buscando crianças e adolescentes para a adoção. Mas, assim como já ressaltou Carmen, a maioria dos adotantes busca um perfil comum entre as crianças. “As mais procuradas são meninas recém-nascidas e os menos procurados são os meninos maiores de 5, 6 anos” explica.

Autoria do Texto:

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)