Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em silêncio, Zeca viaja para encontro com Lula

Humberto Marques - Campo Grande News - 16 de março de 2007 - 19:37

Ainda não foi desta vez que o ex-governador Zeca do PT quebrou seu silêncio, depois de passar o bastão da administração sul-mato-grossense para André Puccinelli (PMDB). Nesta sexta-feira (16 de março), sem dar brechas para aproximações, Zeca rapidamente cruzou o saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande, rumo à área de embarque – o ckeck in já tinha sido feito por outra pessoa. Sua única fala, ao ser abordado pela reportagem do Campo Grande News, repetiu o discurso usado nas raras ocasiões em que foi visto em público: “não vou falar, não tenho nada para falar com vocês”.

Acompanhado da esposa (a ex-primeira-dama do Estado, Gilda Maria Gomes dos Santos) Zeca embarcou rumo a Brasília, onde tem um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o final de semana. E, na segunda-feira (19), o ex-governador deve ser um dos convidados do ex-ministro José Dirceu para sua festa de aniversário, em São Paulo/SP. A agenda foi resguardada pelos assessores mais próximos de Zeca, que não confirmaram os compromissos.

Durante o breve momento em que permaneceu no aeroporto, Zeca e sua esposa se comportaram como “parte da multidão”: tomaram café e comeram na lanchonete da área de embarque, sem procurar contato com outros passageiros. Usando um blazer azul, calça jeans e camisa, e com uma maleta preta nas mãos, além de usar o cavanhaque que se tornou marca registrada nos últimos anos de sua gestão, o ex-chefe do Executivo estadual ainda lembrava a figura que permaneceu oito anos à frente do governo.

Por esse motivo, a presença de Zeca não passou despercebida pelos presentes: ao avistá-lo, um pequeno grupo acenava para o ex-governador. Entre eles, uma mulher o “provocou” com palavrões. A impressão é de que Zeca fez ouvidos moucos às agressões – enquanto um funcionário do ex-governador prometia “o retorno” em 2008 e 2010 (respectivamente as eleições para prefeitura da Capital e governo do Estado).

Embora sejam poucas as notícais sobre aparições públicas de Zeca, sua presença no aeroporto não seria uma novidade nos últimos meses. A reportagem apurou junto a pessoas que trabalham na unidade aeroportuária que, até com certa freqüência, o ex-governador tem comparecido ao local.

Silêncio – Desde que deixou o governo do Estado, Zeca tem visto sua administração receber críticas do sucessor. As primeiras ações de Puccinelli à frente do governo têm mirado nos oito anos da gestão petista em Mato Grosso do Sul, com críticas a pagamentos, falta de recursos em caixa, bloqueio das contas públicas e realização de auditorias em empresas públicas (Sanesul, Agência Estadual de Imprensa Oficial e Fundação Rádio e TV Educativa).

Em um primeiro momento, Zeca defendeu a efetuação dos pagamentos em dezembro – que teriam sido feitos em detrimento do pagamento da folha do funcionalismo, que só foi quitada devido a uma operação com o Banco do Brasil e quitada no início de fevereiro – alegando que os compromissos não seriam cumpridos com a transição do governo. Porém, quanto as demais argumentações apresentadas por Puccinelli, Zeca faz silêncio.

Paralelamente, o ex-governador é alvo de comentários quanto ao seu futuro. Depois de “nomeado” cônsul em países como o Paraguai e o Uruguai e citado para ocupar cargos no primeiro escalão do governo Lula, os últimos comentários colocavam o ex-bancário Zeca em alguma diretoria do Banco do Brasil.

Ao término de sua gestão, Zeca chegou a anunciar o interesse em criar uma fundação voltada para a integração da América Latina. Mas, assim como outras questões envolvendo o nome do ex-governador, o futuro deste projeto também não tem respostas.

SIGA-NOS NO Google News