Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em reunião com diretores, Governo aprova fim da reeleição na rede pública

Daniel Machado e Juliene Katayama, Campo Grande News - 19 de fevereiro de 2015 - 21:31

Em reunião no fim dessa tarde na sede da Governadoria, o chefe do executivo, Reinaldo Azambuja, a vice Rose Modesto e a secretária de Educação, Maria Cecília Espíndola, receberam o presidente do Conselho de Diretores da Capital, Hunter Vilalba Pinto e os diretores de escolas estaduais.

Em pauta a aprovação do fim da reeleição para diretores de escolas estaduais, uma reivindicação antiga que finalmente sairá do papel. Atualmente, nas 364 escolas estaduais, o mandato do diretor tem duração de três anos e o mesmo pode se reeleger quantas vezes puder.

“A partir de agora vai haver somente uma reeleição, isso confere mais democracia ao sistema”, disse o governador, que se comprometeu a enviar para o Legislativo Estadual um projeto de lei que altere a resolução da reeleição nas escolas da rede.

Outra reivindicação debatida e aprovada na reunião foi o adiamento da posse dos novos diretores de abril para novembro deste ano, com a nomeação em 1 de janeiro de 2016. O pedido foi aceito porque assim os novos dirigentes teriam tempo hábil para passar pelo curso de formação e avaliação, que neste ano ficou definido para julho. “Como o governo é novo, eles não teriam tempo de se organizar”.

Ficou praticamente acertada também a criação do cargo de “diretor-adjunto” para as escolas com mais de 700 alunos e escolas de ensino integral com mais de 500 alunos, uma reivindicação antiga, de pelo menos 12 anos. “Temos um banco de dados dos diretores que fizeram processo seletivo há 3 anos, a partir daí escolheríamos os diretores adjuntos, com a substituição dos diretores de três em três anos”, explicou Hunter Vilalba.

SIGA-NOS NO Google News