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Em MS, só um curso obteve nota máxima em exame do MEC
Nenhum curso superior das 22 instituições de ensino de Mato Grosso do Sul avaliados no Enade obteve conceito máximo nos dois quesitos de apreciação. Os dados sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes/2005 foram disponibilizados hoje pelo Ministério da Educação, e trazem como novidade a possibilidade de se conhecer o grau de desempenho dos alunos pelo que foi observado e que seria esperado, a partir da construção de uma média nacional. O Enade Conceito traz a nota obtida pelos estudantes, enquanto o IDD Conceito (Indicador de Diferença entre o Conceito Observado e o Esperado). Ambos têm uma índice atribuído de 1 a 5.
Dos participantes do Enade, apenas os alunos de Computação e Informática/Bacharelado em Sistemas de Informação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande obtiveram 5 no Conceito Enade, mas não tiveram conceito no IDD. A UFMS foi a instituição de ensino com mais cursos avaliados no exame: 43. A nota mais baixa no Conceito Enade veio do curso de Matemática de Aquidauna (conceito 2, com 3 no IDD).
Já o conceito máximo no IDD foi atingido pelos alunos de Biologia da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados; e de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) de Campo Grande. Ambos os cursos obtiveram nota 3 no Conceito Enade. O exame, em caráter nacional, envolve apenas os alunos que estão no primeiro semestre (já tenham cursado entre 7% e 22% da carga horária) e que estão terminando o curso superior (tenham cumprido o mínimo de 80% da carga horária).
Foram avaliados 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação de 20 áreas Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharias (oito grupos distintos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Os resultados de Mato Grosso do Sul se encaixam nos percentuais da região Centro-oeste, que teve o segundo maior percentual de conceitos entre 1 e 2 (28,5% do total dos cursos).
A avaliação nacional também indicou que os cursos de instituições públicas tiveram melhores conceitos que o das universidade privadas: nas faculdades federais, estão 56,3% dos conceitos mais altos, e 40,6% foram registrados em instituições estaduais. O maior número de conceitos baixos foram indicados nas instituições privadas (23,3%) e municipais (37,5%). Na avaliação nacional, mais da metade dos cursos teve conceitos de nível médio 53% atingiu o conceito 3, 27% os conceitos 1 e 2 e outros 27% os conceitos 4 e 5.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que os resultados do Enade vão permitir ao MEC implementar o sistema regulatório do Ensino Superior. O próximo passo é a visita in loco às universidades, quando também será atribuído um conceito. Em caso de nota negativa, a instituição deverá assinar um termo de compromisso para melhorar a qualidade da educação. Se, ainda assim, não forem registrados avanços, o curso poderá ser fechado.