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Em MS, só um curso obteve nota máxima em exame do MEC

Humberto Marques / Campo Grande News - 09 de agosto de 2006 - 16:40

Nenhum curso superior das 22 instituições de ensino de Mato Grosso do Sul avaliados no Enade obteve conceito máximo nos dois quesitos de apreciação. Os dados sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes/2005 foram disponibilizados hoje pelo Ministério da Educação, e trazem como novidade a possibilidade de se conhecer o grau de desempenho dos alunos pelo que foi observado e que seria esperado, a partir da construção de uma média nacional. O Enade Conceito traz a “nota” obtida pelos estudantes, enquanto o IDD Conceito (Indicador de Diferença entre o Conceito Observado e o Esperado). Ambos têm uma índice atribuído de 1 a 5.

Dos participantes do Enade, apenas os alunos de Computação e Informática/Bacharelado em Sistemas de Informação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande obtiveram “5” no Conceito Enade, mas não tiveram conceito no IDD. A UFMS foi a instituição de ensino com mais cursos avaliados no exame: 43. A nota mais baixa no Conceito Enade veio do curso de Matemática de Aquidauna (conceito “2”, com “3” no IDD).

Já o conceito máximo no IDD foi atingido pelos alunos de Biologia da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados; e de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) de Campo Grande. Ambos os cursos obtiveram nota “3” no Conceito Enade. O exame, em caráter nacional, envolve apenas os alunos que estão no primeiro semestre (já tenham cursado entre 7% e 22% da carga horária) e que estão terminando o curso superior (tenham cumprido o mínimo de 80% da carga horária).

Foram avaliados 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação de 20 áreas – Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharias (oito grupos distintos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Os resultados de Mato Grosso do Sul se encaixam nos percentuais da região Centro-oeste, que teve o segundo maior percentual de conceitos entre “1” e “2” (28,5% do total dos cursos).

A avaliação nacional também indicou que os cursos de instituições públicas tiveram melhores conceitos que o das universidade privadas: nas faculdades federais, estão 56,3% dos conceitos mais altos, e 40,6% foram registrados em instituições estaduais. O maior número de conceitos baixos foram indicados nas instituições privadas (23,3%) e municipais (37,5%). Na avaliação nacional, mais da metade dos cursos teve conceitos de nível médio – 53% atingiu o conceito “3”, 27% os conceitos “1” e “2” e outros 27% os conceitos “4” e “5”.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que os resultados do Enade vão permitir ao MEC implementar o sistema regulatório do Ensino Superior. O próximo passo é a visita in loco às universidades, quando também será atribuído um conceito. Em caso de nota negativa, a instituição deverá assinar um termo de compromisso para melhorar a qualidade da educação. Se, ainda assim, não forem registrados avanços, o curso poderá ser fechado.

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