Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, quase 2 mil alunos fazem Enade a partir das 12h

Ângela Kempfer, Agência Brasil - 08 de novembro de 2009 - 09:33

Às 12h (horário de MS), quase 12 mil universitários sul-mato-grossenses, de 17 cursos, começam as provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organizador do exame, recomenda a chegada do estudante às 11h15, para evitar problemas que impeçam a entrada dos alunos.

Até 2008, o Enade era feito por amostra, mas este ano, pela primeira vez, será universal. A participação é obrigatória: o aluno que não comparecer ao exame fica sem diploma ao final do curso.

Em todo País, cerca de 1,1 milhão de alunos, 11.957 aqui no Estado, ingressantes e concluintes de cursos superiores, participam do Exame, criado em 2004 para avaliar a qualidade dos cursos de graduação das instituições públicas e privadas de ensino superior.

Em Mato Grosso do Sul, este ano o resultado do Enade fez o MEC (Ministério da Educação) suspender, cautelarmente, o ingresso no curso de Pedagogia de três instituições de ensino superior do Estado.

Estão temporariamente proibidas de realizar processo seletivo para o curso de pedagogia, a Faculdades Integradas de Cassilândia, a Faculdades Integradas de Naviraí e a Faculdades Integradas de Paranaíba.

O candidato pode consultar o local onde fará o exame no site do Inep - www.inep.gov.br

Neste ano, aos cursos avaliadas são de administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro, turismo, estatística e relações internacionais. Também participam do exame os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais. São considerados ingressantes os estudantes que tiverem concluído, até 1° de agosto, entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo. Concluintes são os que, até a mesma data, cumpriram pelo menos 80% da carga horária o curso da instituição de ensino superior (IES) ou tenham condições acadêmicas de conclusão da graduação no ano letivo de 2009.

Provas e gabaritos serão publicados na página eletrônica do Inep/MEC às 19h00, emhttp://enade2009.inep.gov.br.

Para mais informações sobre a prova, faça o download do Manual do Enade 2009 (http://www.inep.gov.br/download/enade/2009/Manual_2009_atualizado.pdf)


SIGA-NOS NO Google News