Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, quase 18% da população com mais de 18 anos é fumante

Campo Grande News - 30 de agosto de 2016 - 07:15

Em Mato Grosso do Sul, 17,8% da população, acima de 18 anos, é fumante, segundo dados da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde). A agente de viagens, Letícia Praeiro, 34 anos, integrou as estatísticas de fumantes por 18 anos, até que um susto fez com que deixasse o cigarro. Os exames de rotina apontaram nódulos nos seios e a orientação foi abandonar o cigarro. “ Eu fumava uma carteira por dia, e quando parei recebi muito apoio dos meus colegas”, disse. Em setembro faz dois anos que ela deixou de fumar.

Segundo ela, o medo era que os nódulos se tornassem malignos, além disso, o diagnostico do pneumologista também a deixou preocupada. “ Ele chegou a comentar que meu pulmão ainda tinha solução, mas eu precisava parar porque já estava comprometendo minhas vias respiratórias”, contou. O cigarro é responsável por mais de 50 enfermidades cardiovasculares e respiratórias crônicas.

Dia de Combate - Nesta segunda-feira (29), comemorou-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Em Mato Grosso do Sul, 17,8% da população, acima de 18 anos, é fumante, segundo PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) realizada em 2014. A proporção de quase 18%, maior que o percentual total do país (14,7%) e faz Mato Grosso do Sul ocupar a terceira posição entre os estados brasileiros, ficando atrás apenas do Acre (18,8%) e Paraná (18,1%).

No entanto, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que o número de fumantes está diminuindo em Mato Grosso do Sul e no restante do País. Apesar dos fumantes serem menores com o passar dos anos, alguns dados ainda preocupam. A estimativa da Organização Pan-Americana da Saúde aponta que em 2030 o tabaco matará aproximadamente 8 milhões de pessoas por ano, sendo que 80% dessas mortes ocorrerão em países de desenvolvimento, como o Brasil.

Hoje, 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doenças de coração, 85% dos óbitos por bronquite e enfisema e 25% das mortes por derrame cerebral são causadas pelo tabagismo, segundo a OMS. São mais de cinco milhões de mortes no mundo associadas ao cigarro, 200 mil só no Brasil.

SIGA-NOS NO Google News