Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/08/2016 07:15

Em MS, quase 18% da população com mais de 18 anos é fumante

Campo Grande News

Em Mato Grosso do Sul, 17,8% da população, acima de 18 anos, é fumante, segundo dados da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde). A agente de viagens, Letícia Praeiro, 34 anos, integrou as estatísticas de fumantes por 18 anos, até que um susto fez com que deixasse o cigarro. Os exames de rotina apontaram nódulos nos seios e a orientação foi abandonar o cigarro. “ Eu fumava uma carteira por dia, e quando parei recebi muito apoio dos meus colegas”, disse. Em setembro faz dois anos que ela deixou de fumar.

Segundo ela, o medo era que os nódulos se tornassem malignos, além disso, o diagnostico do pneumologista também a deixou preocupada. “ Ele chegou a comentar que meu pulmão ainda tinha solução, mas eu precisava parar porque já estava comprometendo minhas vias respiratórias”, contou. O cigarro é responsável por mais de 50 enfermidades cardiovasculares e respiratórias crônicas.

Dia de Combate - Nesta segunda-feira (29), comemorou-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Em Mato Grosso do Sul, 17,8% da população, acima de 18 anos, é fumante, segundo PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) realizada em 2014. A proporção de quase 18%, maior que o percentual total do país (14,7%) e faz Mato Grosso do Sul ocupar a terceira posição entre os estados brasileiros, ficando atrás apenas do Acre (18,8%) e Paraná (18,1%).

No entanto, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que o número de fumantes está diminuindo em Mato Grosso do Sul e no restante do País. Apesar dos fumantes serem menores com o passar dos anos, alguns dados ainda preocupam. A estimativa da Organização Pan-Americana da Saúde aponta que em 2030 o tabaco matará aproximadamente 8 milhões de pessoas por ano, sendo que 80% dessas mortes ocorrerão em países de desenvolvimento, como o Brasil.

Hoje, 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doenças de coração, 85% dos óbitos por bronquite e enfisema e 25% das mortes por derrame cerebral são causadas pelo tabagismo, segundo a OMS. São mais de cinco milhões de mortes no mundo associadas ao cigarro, 200 mil só no Brasil.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)