Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, pelo menos 32 aposentados perderam revisão de benefício

Campo Grande News - 08 de fevereiro de 2020 - 09:30

Decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de considerar a desaposentação ilegal atingiu diretamente pelo menos 32 pessoas que haviam acionado a Justiça em Mato Grosso do Sul. A desaposentação era a possibilidade do contribuinte pedir revisão do benefícios por ter voltado a trabalhar e a contribuir para a Previdência Social.

De acordo com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, são 29 casos de competência comum e três no Juizado Especial Federal, ambos em 1º grau.

O STF entende que a reaposentação também não está prevista em lei e não pode ser concedida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), órgão responsável pelo pagamento dos benefícios. Na decisão, a Corte também informou que quem obteve liminar judicial antes do resultado do julgamento e recebeu novo benefício não terá que devolver o dinheiro.

A novidade foi o reconhecimento da impossibilidade da reaposentação, medida na qual o cidadão contribuiria após se aposentar e solicitaria uma nova aposentadoria, descartando o tempo de serviço e os salários que foram usados para calcular o primeiro benefício. Dessa forma, todo o período de trabalhado seria avaliado para recálculo da nova aposentadoria. Em outubro de 2016, por 7 votos a 4, os ministros consideraram a desaposentação inconstitucional por não estar prevista na legislação.

SIGA-NOS NO Google News