Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, mais da metade dos contribuintes não declarou

Fernanda Mathias - Campo Grande News - 24 de abril de 2008 - 14:13

A uma semana de esgotar o prazo para prestar contas ao Leão, mais de 50% dos contribuintes de Mato Grosso do Sul ainda não entregaram a declaração do imposto de renda, segundo dados atualizados à meia-noite de ontem pela Receita Federal.

De 311 mil declarações esperadas pela Receita Federal, apenas 148.598 foram recebidas até ontem, o que significa que ainda faltam 52%. A Receita avisa os contribuintes que quanto mais próximo do prazo final para declarar, que é 30 de abril, mais suscetível o contribuinte está a transtornos como congestionamento na emissão do formulário via internet.

O sistema tem capacidade para receber mil declarações por minuto, mas ocorre que o atraso dos contribuintes é uma situação nacional. No País 45% ainda não entregaram a declaração.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Escritórios de Contabilidade, Estevão Rocha, afirma que é preciso uma mudança cultural, no sentido das pessoas não adiarem os compromissos. Ele lembra que por conta da demanda de última hora os escritórios ficam sobrecarregados e muitos acabam restringindo o atendimento nos últimos dias para dar conta da demanda.

Conforme informações da Receita Federal, o contribuinte obrigado a declarar, no caso de entrega após o prazo previsto, fica sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada da seguinte forma:existindo imposto devido, multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido; inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74.

SIGA-NOS NO Google News