Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, inverno terá veranico e temperaturas negativas

Campo Grande News/ Aline dos Santos e Márcio Breda - 19 de junho de 2010 - 11:23

Pelos próximos três meses, a partir das 7h28 de segunda-feira, os sul-mato-grossenses vão com conviver com um inverno de extremos: que vai do veranico a temperaturas abaixo de 0ºC.

De acordo com a coordenadora do Cemtec (Centro Estadual de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), a meteorologista Cátia Braga, o inverno começara chuvoso, resultado do choque entre as zonas de alta pressão (que deixa o tempo seco) com a formação de frentes frias e massa de ar polar.

Contudo, a estação também será caracterizada pelos efeitos do fenômeno La Niña, cujos ventos fortes resfriam as águas do Oceano Pacífico e evitam a formação de nuvens. Os efeitos do fenômeno devem ser mais perceptíveis no decorrer do inverno.

Nestes períodos, acontece os veranico, que é caracterizado por estiagem, temperatura em elevação e umidade relativa do ar muito baixa. Estas condições climáticas são similares a deste fim de outono. Neste sábado, o Estado deve ter temperatura máxima de 34ºC, com umidade do ar abaixo de 30%. O ideal para saúde humana é de 60%.

Conforme a meteorologista, o tempo seco foi mais severo em Paranaíba, que registrou ontem o alarmente índice de 18%. “O tempo ficará muito seco no inverno”, alerta.

Porém, as quedas bruscas na temperatura devem trazer muito frio na chegada de frentes frias e massa de ar polar. A previsão é de temperatura negativa, principalmente em Maracaju, Rio Brilhante e Ponta Porã. “Vão ser frequentes a invasão de massas polares, que provocarão quedas bruscas nas temperaturas, levando à formação de geadas”, alerta.

Aniversário – O prognóstico para o inverno foi apresentado neste sábado durante evento para comemorar os dois anos do Cemtec.
Criado em 21 de junho de 2008, o Cemtec gera informações meteorológicas. O centro produz laudos meteorológicos em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais).

O Cemtec já conta com 21 estações meteorológicas que cobrem 23 municípios do Estado.



SIGA-NOS NO Google News