Cassilândia, Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

19/06/2010 11:23

Em MS, inverno terá veranico e temperaturas negativas

Campo Grande News/ Aline dos Santos e Márcio Breda

Pelos próximos três meses, a partir das 7h28 de segunda-feira, os sul-mato-grossenses vão com conviver com um inverno de extremos: que vai do veranico a temperaturas abaixo de 0ºC.

De acordo com a coordenadora do Cemtec (Centro Estadual de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), a meteorologista Cátia Braga, o inverno começara chuvoso, resultado do choque entre as zonas de alta pressão (que deixa o tempo seco) com a formação de frentes frias e massa de ar polar.

Contudo, a estação também será caracterizada pelos efeitos do fenômeno La Niña, cujos ventos fortes resfriam as águas do Oceano Pacífico e evitam a formação de nuvens. Os efeitos do fenômeno devem ser mais perceptíveis no decorrer do inverno.

Nestes períodos, acontece os veranico, que é caracterizado por estiagem, temperatura em elevação e umidade relativa do ar muito baixa. Estas condições climáticas são similares a deste fim de outono. Neste sábado, o Estado deve ter temperatura máxima de 34ºC, com umidade do ar abaixo de 30%. O ideal para saúde humana é de 60%.

Conforme a meteorologista, o tempo seco foi mais severo em Paranaíba, que registrou ontem o alarmente índice de 18%. “O tempo ficará muito seco no inverno”, alerta.

Porém, as quedas bruscas na temperatura devem trazer muito frio na chegada de frentes frias e massa de ar polar. A previsão é de temperatura negativa, principalmente em Maracaju, Rio Brilhante e Ponta Porã. “Vão ser frequentes a invasão de massas polares, que provocarão quedas bruscas nas temperaturas, levando à formação de geadas”, alerta.

Aniversário – O prognóstico para o inverno foi apresentado neste sábado durante evento para comemorar os dois anos do Cemtec.
Criado em 21 de junho de 2008, o Cemtec gera informações meteorológicas. O centro produz laudos meteorológicos em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais).

O Cemtec já conta com 21 estações meteorológicas que cobrem 23 municípios do Estado.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 18 de Janeiro de 2017
Terça, 17 de Janeiro de 2017
23:53
Loteria
10:00
Receita do dia
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)