Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/06/2010 11:23

Em MS, inverno terá veranico e temperaturas negativas

Campo Grande News/ Aline dos Santos e Márcio Breda

Pelos próximos três meses, a partir das 7h28 de segunda-feira, os sul-mato-grossenses vão com conviver com um inverno de extremos: que vai do veranico a temperaturas abaixo de 0ºC.

De acordo com a coordenadora do Cemtec (Centro Estadual de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), a meteorologista Cátia Braga, o inverno começara chuvoso, resultado do choque entre as zonas de alta pressão (que deixa o tempo seco) com a formação de frentes frias e massa de ar polar.

Contudo, a estação também será caracterizada pelos efeitos do fenômeno La Niña, cujos ventos fortes resfriam as águas do Oceano Pacífico e evitam a formação de nuvens. Os efeitos do fenômeno devem ser mais perceptíveis no decorrer do inverno.

Nestes períodos, acontece os veranico, que é caracterizado por estiagem, temperatura em elevação e umidade relativa do ar muito baixa. Estas condições climáticas são similares a deste fim de outono. Neste sábado, o Estado deve ter temperatura máxima de 34ºC, com umidade do ar abaixo de 30%. O ideal para saúde humana é de 60%.

Conforme a meteorologista, o tempo seco foi mais severo em Paranaíba, que registrou ontem o alarmente índice de 18%. “O tempo ficará muito seco no inverno”, alerta.

Porém, as quedas bruscas na temperatura devem trazer muito frio na chegada de frentes frias e massa de ar polar. A previsão é de temperatura negativa, principalmente em Maracaju, Rio Brilhante e Ponta Porã. “Vão ser frequentes a invasão de massas polares, que provocarão quedas bruscas nas temperaturas, levando à formação de geadas”, alerta.

Aniversário – O prognóstico para o inverno foi apresentado neste sábado durante evento para comemorar os dois anos do Cemtec.
Criado em 21 de junho de 2008, o Cemtec gera informações meteorológicas. O centro produz laudos meteorológicos em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais).

O Cemtec já conta com 21 estações meteorológicas que cobrem 23 municípios do Estado.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)