Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, cursos de nível superior são avaliados neste domingo pelo Enade

Correio do Estado - 24 de novembro de 2019 - 08:30

Universitários de alguns cursos de Mato Grosso do Sul vão realizar neste domingo (24), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 435 mil inscritos para fazer as provas em 1.217 locais de todas as unidades da Federação. Os participantes devem estar atentos a horários e regras do exame.

No estado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) mais de 770 acadêmicos, de 20 cursos diferentes, e quatro câmpus da UFMS, deverão prestar o Exame. No ano passado, 7 mil universitários participaram do exame segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os portões dos locais de exame serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário oficial de Brasília. As provas começam às 13h30 e têm 4 horas de duração. Estudantes devem permanecer nas salas de aplicação até 14h30, em todas as unidades da Federação. O exame será encerrado 17h30. Participantes com tempo adicional, solicitado e homologado, podem ficar na sala até 18h30.

O Enade é uma prova que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.,

Na edição de 2019, o exame avaliará os cursos de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. Engenharia civil é o curso com o maior número de inscritos, 57.571, seguido por enfermagem, com 41.259 inscritos.

A prova do Enade é composta por itens de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Em formação geral, são dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso; a parte de componente específico tem 30 questões, sendo 3 discursivas.

Os participantes devem levar documento original com foto. Não são aceitos protocolos, identificações digitais e cópias, mesmo que autenticadas. A caneta de tinta preta, fabricada com material transparente, é a única aceita. Não é permitido manter nenhum outro objeto (por exemplo: lápis, borracha ou calculadora) sobre a carteira.

ELIMINAÇÃO
Assim como em várias provas e concursos públicos, telefones celulares ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos, desligados, devem ser mantidos no envelope porta-objetos. De acordo com as regras do exame, se o aparelho eletrônico do participante emitir som na sala de prova, ele deverá assinar o termo de eliminação do Enade, ficará irregular e não conseguirá colar grau.

NOTAS BAIXAS
O Ministério da Educação estuda criar mecanismos para que seja possível punir o aluno que tem um desempenho muito abaixo da média no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A proposta foi apresentada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. "O aluno faz a prova como se não houvesse amanhã", disse, ao comentar os resultados do Enade para os cursos de bacharelado das áreas de Ciências Sociais, Ciências Humanas e para os tecnólogos de Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design.

SIGA-NOS NO Google News