Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, 50% dos adolescentes acompanhados pelo SUS se alimentam mal

Correio do Estado - 18 de outubro de 2018 - 09:20

Mais da metade dos adolescentes de Mato Grosso do Sul, acompanhados pela atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), se alimentam mal. É o que apontam os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), referentes a 2017, divulgados ontem pelo Ministério da Saúde.

Conforme o Sisvan, 50% dos adolescentes consumiram produtos industrializados regularmente no ano passado, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado. Além disso, 37% desses jovens ingeriram hambúrguer ou embutidos e 33%, biscoitos recheados, doces ou guloseimas.

Os meninos são os que mais se alimentam mal. Produtos industrializados, por exemplo, são consumido por 61% das meninas, enquanto os adolescentes representam 69%. O consumo de alimentos fast food é de 34% dos jovens do sexo masculino e 41% do feminino. Já os alimentos doces recheados, são preferência de 32% deles e 43% delas.

Para o coordenador-substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, os jovens precisam se atentar mais à alimentação adequada. “Dados revelam que adolescentes com obesidade aos 19 anos têm 89% de chance de ser obeso aos 35 anos, por isso é necessário investir na promoção de uma alimentação adequada e saudável, especialmente na infância e na adolescência, tendo em vista a relação de práticas alimentares inadequadas com o aumento da obesidade na população.”

Os maus hábitos à mesa têm refletido na saúde e no excesso de peso dos adolescentes, no Brasil. Números da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE) trouxeram que 7,8% dos adolescentes das escolas entre 13 e 17 anos estão obesos, sendo maior entre os meninos (8,3%) do que nas meninas (7,3%). O Sisvan revela que 8,2% dos adolescentes (10 a 19 anos) atendidos na Atenção Básica em 2017 são obesos.

SIGA-NOS NO Google News