Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, 4,6 mil km de estradas estão intransitáveis

Graciliano Rocha/Campo Grande News - 23 de fevereiro de 2007 - 09:53

Mais de 4.600 quilômetros de estradas estaduais estão intransitáveis. Isso significa que a cada três quilômetros das rodovias sob a responsabilidade do governo do Estado, um está em situação crítica.

Os números fazem parte de relatório elaborado pela Secretaria Estadual de Obras Públicas. O documento, que fez um diagnóstico da malha rodoviária estadual, já foi entregue ao governador André Puccinelli (PMDB).

“Percorremos o Estado inteiro durante todo o mês de janeiro, avaliando as estradas, pontes e também os maquinários da Secretaria”, disse o secretário Edson Giroto (Obras).

Ao todo, MS é cortado por quase 13.920 km de estradas estaduais. Desse total, 10.554 km não são pavimentados. Segundo o relatório, no trecho asfaltado (3.366 km), 1.356 km foram considerados “em estado ruim”. No trecho sem asfalto, 3.300 km estão em situação crítica por causa das fortes chuvas deste ano e da falta de manutenção.

No relatório, a MS-080, que liga Campo Grande a Rochedo, é apresentada como a estrada em pior estado de conservação.

De acordo com Giroto, para resolver os trechos mais críticos e fazer a manutenção preventiva dos trechos em situação regular seriam necessários R$ 20 milhões. A previsão incluiria obras de conservação das pontes.

O documento entregue ao governador também aponta que seis em cada 10 máquinas da Secretaria Estadual de Obras estão paradas por falta de manutenção.

Da frota com 544 escavadeiras, pá-carregadeiras, tratores e caminhões, 344 estão encostadas na garagem sem condições de circular. Para pôr o maquinário para rodar, Giroto pediu ao governador R$ 5 milhões.

SIGA-NOS NO Google News