Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, 44 mil têm diabetes; Saúde lança campanha dia 14

Marina Miranda / Campo Grande News - 12 de novembro de 2004 - 13:34

No próximo domingo, dia 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, será lançada a 14ª campanha contra a doença.. O tema deste ano é relacionado a obesidade, risco provocado pela diabetes do tipo II. A doença atinge 44,7 mil pessoas acima de 40 anos em Mato Grosso do Sul.
As últimas campanhas têm colocado em foco várias complicações como doenças cardiovasculares, deficiência renal e ocular. Cerca de 80% das pessoas com diabetes do tipo II estão obesas ou acima do peso. Esses números correspondem a 90% dos casos de diabetes.
O excesso de peso aumenta a resistência à insulina, elevando os níveis de glicose no sangue. Nos últimos anos tem se tornado alarmante o número de crianças obesas que acabam adquirindo o problema, conforme informações do Ministério da Saúde.
A IDF (Federação Internacional do Diabetes) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) se organizaram para mostrar que o diabetes pode ser prevenido: uma dieta saudável e atividades de exercício físico podem evitar o surgimento.
Fatores como tabagismo, sedentarismo, obesidade, hipercolesterolemia (taxa de colesterol alta), contribuem para o agravamento dessa doença. Portanto, investir na prevenção é decisivo não só para garantir a qualidade de vida como também a hospitalização e os conseqüentes gastos.

SIGA-NOS NO Google News