Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, 31 cidade aumentaram grau de risco do Covid-19 em apenas uma semana

Apenas 10 municípios melhoraram o grau de risco, de acordo com a 47ª semana epidemiológica

Midiamax - 27 de novembro de 2020 - 15:20

Em MS, 31 cidade aumentaram grau de risco do Covid-19 em apenas uma semana

Mato Grosso do Sul havia reduzido a taxa de transmissão do coronavírus, mas nos últimos dias, o número de contaminados voltou a subir e, de acordo com o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), 31 municípios aumentaram o grau de risco em apenas uma semana. MS já soma mais de 95 mil casos de coronavírus e 1,7 mil mortes pela doença.

Segundo o Governo do Estado, após a 47ª semana epidemiológica, novas recomendações foram encaminhadas aos prefeitos das cidades com validade até o dia 5 dezembro. Além disso, foi explicado que a iniciativa de trocar as bandeiras antes do fim da quinzena se deve ao expressivo aumento de casos nos municípios na faixa vermelha.

Além dos 31 municípios que pioraram o grau de risco, 38 mantiveram e 10 municípios melhoraram.

O mapa situacional das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados), apresenta 13 municípios na faixa de risco tolerável (amarela), 44 municípios no grau médio (bandeira laranja) e 22 no grau de risco alto (bandeira vermelha). Nenhuma cidade apresentou grau de risco extremo (bandeira cinza) ou baixo (bandeira verde). Confira:

Em MS, 31 cidade aumentaram grau de risco do Covid-19 em apenas uma semana

Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos.

Internações dobraram

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel, a situação é preocupante e requer atenção redobrada.

”Mais uma vez pedimos à população que não se aglomere e que observe as medidas de biossegurança para não sobrecarregarmos nosso sistema de saúde e, principalmente, comprometer a vida das pessoas. Infelizmente a pandemia está novamente em crescimento no nosso Estado e precisamos concentrar esforços neste combate”, enfatizou.

“Há 16 dias tínhamos 206 pessoas internadas pela doença e hoje temos 406, praticamente o dobro. Estamos voltando ao mesmo patamar de quando a doença exigiu de todos nós um grande esforço para conter a doença”, alertou também o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, na live desta sexta-feira (27) de atualização dos dados do Covid-19 no Estado.

SIGA-NOS NO Google News