Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, 26 cidades em estado de emergência devido à seca

Campo Grande News - 13 de abril de 2005 - 15:34

Em Mato Grosso do Sul, 26 cidades estão em estado de emergência devido a forte estiagem. Destas, oito estão em processo de homologação, só aguardando a publicação do decreto no Diário Oficial do Estado. Estão nessa situação: Japorã, Bonito, Ivinhema, Coronel Sapucaia, Rio Brilhante, São Gabriel, Caarapó e Iguatemi.

Mais 18 aguardam o final do trâmite, com orientação aos prefeitos e correção de erros na documentação. São eles: Douradina, Bataiporã, Mundo Novo, Sidrolândia, Jateí, Itaquiraí, Maracaju, Taquarussu, Água Clara, Naviraí, Antônio João, Camapuã, Eldorado, Paranhos, Costa Rica, Amambaí, Porto Murtinho e Dourados.

O decreto, entre outros benefícios, permite compra de material emergencial sem licitação.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel José Alves Calixto, grande parte dessas cidades já publicaram o decreto no diário do município, mas um roteiro deve ser seguido para que o Ministério da Integração reconheça o problema e preste auxílio. “Várias etapas têm de ser cumpridas, como fazer uma notificação preliminar de desastre, publicar decreto no diário do Estado e preencher relatório de avaliação de danos”, explica. Mais informações podem ser obtidas pelo 318-1104.

Este ano, duas cidade tiveram de publicar o decreto. Em Eldorado, o motivo foi a inundação de uma represa e em Água Clara uma forte chuva que destruiu parte da cidade.

SIGA-NOS NO Google News