Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, 15 cursos privados não atingem conceito do MEC

Bianca Cegati/Campo Grande News - 06 de agosto de 2008 - 18:25

Os cursos das universidades particulares de Mato Grosso do Sul, em sua maioria, tiveram baixo desempenho no conceito preliminar de curso, índice divulgado hoje pelo MEC (Ministério da Educação), em Brasília.

O conceito preliminar de curso é o penúltimo passo para a conclusão do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) e une os índices do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), do IDD (Índice de Diferença de Desempenho) e da avaliação de três variáveis: infra-estrutura, corpo docente e projeto político-pedagógico das instituições.

Nas universidades privadas do Estado, de acordo com a demanda de cursos ofertados, foram avaliadas as cadeiras de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agroindústria, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Nenhum curso obteve a nota máxima, 5, e apenas alguns atingiram o nível 4, como Agronomia da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), Educação Física e Serviço Social da Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) e Nutrição da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

De acordo com o documento publicado pelo MEC, 15 cursos em Mato Grosso do Sul não obtiveram conceito algum como Educação Física da FAFS (Faculdade de Administração de Fátima do Sul), Tecnologia em Agroindústria e Odontologia da Unigran e Medicina Veterinária da FAD (Faculdade Dourados).

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o conceito preliminar de curso vai servir como guia para as comissões de avaliação in loco, a fim de preencher a lacuna existente entre o Enade e o conceito final emitido por estas comissões.

Desta forma, os grupos que forem aos campi para avaliação que constituirá a última fase para composição do Sinaes, que é o conceito preliminar de instituição, já terão nos conceitos de curso um direcionamento para as análises.

Os cursos que obtiverem conceito preliminar igual ou superior a três pontos, já que a escala vai de um a cinco, são dispensados da visita da comissão de avaliação.

SIGA-NOS NO Google News