Cassilândia, Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

11/09/2020 08:20

Em MS, ‘robô da Ficha Limpa’ vai encontrar candidaturas irregulares

Ferramenta é capaz de fazer varredura sobre candidatos nos órgãos de Justiça, controle e portais de transparência

Midiamax
Em MS, ‘robô da Ficha Limpa’ vai encontrar candidaturas irregulares

O MPMS (Ministério Público Estadual) lançou ferramenta batizada de “robô da Ficha Limpa”. O programa vai auxiliar promotores eleitorais no trabalho de fiscalização de candidaturas irregulares durante as eleições deste ano.

Segundo divulgou o MPMS, o sistema é capaz de fazer uma varredura nos principais órgãos de Justiça, controle e portais de transparência só com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato. Assim, o robô acusa quando há processos ou qualquer outro procedimento em conflito com o que prevê a Lei da Ficha Limpa. Caso haja, o promotor poderá pedir a impugnação da candidatura.

Condenados em processos criminais em segunda instância, políticos cassados ou que tenham renunciado para evitar cassação não podem disputar eleições pelo prazo de oito anos.

O robô da Ficha Limpa foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do MPMS. Segundo o presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial do órgão, Paulo César Zeni, a ferramenta promete mais rapidez na fiscalização de irregularidades eleitorais. Ele afirma também que são esperados pelo menos 4 mil registros de candidaturas este ano nos municípios do Estado.

Os partidos têm até 19h do dia 26 de setembro para oficializar seus postulantes aos cargos de prefeito e vereador em cartório eleitoral. Porém, também será possível enviar o requerimento via internet até 8h do dia seguinte.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 21 de Outubro de 2020
Terça, 20 de Outubro de 2020
Segunda, 19 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)