Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em menos de uma semana, 400 furtos de energia são descobertos em MS

Campo Grande News - 21 de outubro de 2016 - 07:45

Apenas nesta semana, mais de 400 casos de furto de energia elétrica foram descobertos pela Energisa em Mato Grosso do Sul, conforme números da própria empresa, que atende 74 dos 79 municípios do Estado.

Segundo a Energisa, todas essas situações já foram regularizadas e os clientes que respondem pelos locais onde foram encontradas as irregularidades foram notificados ou indicados, de acordo com a complexidade do furto.

"A Energisa atua no combate ao furto de energia em todo o Estado e possui um sistema de inteligência que monitora constantemente o comportamento de consumo dos clientes", frisa a empresa, em nota, acrescentando que quando constatado essa diferença, equipes de fiscalização são acionadas para detectar se há alguma falha ou desvios.

As perdas comerciais envolvem furtos e fraudes, que além de gerarem impactos nas tarifas, representam riscos à segurança da população e são crimes previstos no código penal, já somavam R$ 55 milhões em Estado em 2016, até o início do mês.

Em 2015, segundo informações da Energisa, o prejuízo ficou em cerca de R$ 70 milhões. Nos primeiros nove meses do ano passado, foram registradas 17.458 ocorrências de irregularidades. A pena para quem faz fraude varia de 2 a 8 anos e para quem é beneficiado pela fraude, de 1 a 4 anos.

A concessionária também informou que as fraudes ocorrem em todas as classes sociais, sendo o maior número de registros nas famílias de menor renda, porém nas classes média e alta a quantidade de energia furtada acaba sendo maior, pois o consumo desses clientes também é maior.

Para os clientes de baixa renda, a concessionária oferece a alternativa do benefício da tarifa social, ms é preciso se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo programa do governo. Para conhecer os critérios clique aqui.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas por meio do Call Center 24 horas da empresa, o 0800 722 7272, pelas redes sociais - Facebook e Twitter - também pelo site www.energisa.com.br.

SIGA-NOS NO Google News