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Em média, só 16% dos alunos conseguem aprender em MS

Ângela Kempfer, Campo Grande News - 11 de dezembro de 2008 - 14:13

Levantamento sobre a realidade da educação no Brasil mostra que Mato Grosso do Sul cumpriu apenas parte das metas estabelecidas para 2007, e em alguns quesitos teve retrocesso na qualidade de ensino.

O Movimento Todos Pela Educação divulgou hoje o primeiro grande estudo sobre a situação educacional do País, detalhando informações das regiões e estados. Os parâmetros são 5 Metas propostas em 2005.

De lá para cá o acompanhamento revelou que o pior desempenho é na aprendizagem, com a maioria dos alunos com nível de conhecimento inferior ao adequado para a série.

Meta 1 – “Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola”: Mato Grosso do Sul foi reprovado nesse ponto, por não atingir a meta de 91%, definida para 2007. No ano passado, o índice observado foi de 87.2%, número menor que a média nacional, de 90.4%. A maior deficiência está na Educação Infantil, responsabilidade dos municípios.
Das crianças entre 0 e 4 anos, apenas 23.7% são atendidas. De 4 a 6, o índice passa para 73.1%.

Meta 2 – “Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos”: no Estado os 100% ainda não foram atingidos. Em 2007, o índice era de 95.9%.

Meta 3 – “Todo aluno com aprendizado adequado à sua série”: nesse quesito estão os piores resultados de Mato Grosso do Sul. O desempenho mais preocupante foi registrado no Ensino Médio. No 3º ano, em Língua Portuguesa, só 28,4% demonstraram conhecer o conteúdo, com condições de aplicação no dia-a-dia. Apesar disso, o Estado cumpriu a meta fixada para 2007. Em Matemática foram apenas 10% nessa situação. O maior agravante, é que em 2005 esse índice atingiu 15,5%
Na 4ª série do Ensino Fundamental, a aprendizagem chegou a 30,6% em L.P e 26% e Matemática. Na 8ª séria o aproveitamento foi de 21.7% em L.P e 15.1% em Matemática.

Meta 4 – “Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos”. O Estado também ainda não atingiu esse objetivo, somando apenas 55.1% do total de alunos com essa idade. A meta estabelecida para 2007 era de 59.9%

Meta 5 – “Investimento em Educação ampliado e bem gerido”: esse percentual é avaliado no estudo apenas em nível nacional . O gasto público anual do Brasil em Educação Básica é de 3,2% do PIB. Até 2010, o objetivo colocado é de atingir 5%.

Para cada uma destas metas, a Comissão Técnica do movimento definiu metas intermediárias.
Entre os números estão o de Aprovação na 4ª série - 82.4% em MS, enquanto média é de 87% no Centro-Oeste; na 8ª série – 77.6% em MS contra 77.4% no Centro-Oeste; e no 3º ano – 78.9% em MS e 79.7% no Centro-Oeste.

Também foi divulgada a quantidade de professores com nível superior.Na pré-escola são 51.8% em Mato Grosso do Sul e 39.5% na Capital. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental são 73% (MS) e 79.3% (CG); nas séries finais são 80.8% (MS) e 88.6% (CG); e no Ensino Médio são 93.8% (MS) e 96.2% (CG).

O Movimento Todos Pela Educação reúne lideranças sociais, educadores, gestores públicos e representantes da iniciativa privada, com o objetivo de garantir Educação pública de qualidade para todas crianças e jovens brasileiros.

Uma das coordenadoras do trabalho, Alice Ribeiro, ressalta que além da preocupação com a aprendizagem, o relatório aponta a necessidade urgente de ampliação no número de creches e salas de educação infantil na rede pública. "É um desafio já apresentado aos prefeitos que vão assumir em 2009", reforça.

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