Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/11/2008 07:09

Em Jaraguari é feriado hoje, do Dia da Consciência Negra

Ângela Kempfer e Jefferson da Luz/Campo Grande News

Hoje é feriado em Jaraguari, a única cidade de Mato Grosso do Sul a comemorar com folga o Dia da Consciência Negra. Escolas e repartições públicas estarão fechadas pela primeira vez, em comemoração a data, assim como outras 312 cidades brasileiras.

Na cidade, de cerca de 5,7 mil habitantes, os moradores adoraram a idéia de mais um feriado ao ano, aprovado em 2007 pela Câmara Municipal. Na ponta da língua, todos sabem o motivo: “É o Dia da Consciência Negra”, diz o estudante Álvaro do Santos, do 8º ano da Escola Estadual José Feracin Ribeiro.



A maioria só não sabe informar porque a data é tão importante para Jaraguari, a ponto de render um feriado. “Porque será”, questiona Àlvaro.



O município adotou a data como forma de homenagear uma comunidade ilustre: Furnas de Dionísio. Há 118 anos, o ex-escravo Dionisio Antônio Martins de Menezes chegou a região, começou a produzir e hoje já são 80 famílias negras no local, preservando “relíquias” culturais, como a dança do engenho novo e músicas na língua africana kicongo. A comida ainda é feita em tachos e a cana-de-açúcar é transformada em rapadura, melado e açúcar mascavo.


“É um super reconhecimento para comunidade”, comenta a diretora da escola estadual que funciona em Furnas, Jussara da Silva.



A grande comemoração da “Consciência Negra”, com festa, torneio de laço, comidas típicas, danças e coral africano, está marcada para o dia 22, a partir das 8 horas. “Vamos fazer no final de semana porque já é tradição, e para pessoas de outras cidades também participarem”, explica.

Tudo normal - Para a comerciante Sandra Regina, apesar do feriado, hoje é dia de abrir as portas do supermercado normalmente, a festa também deve ficar para o final de semana. Mesmo assim, ela aprova a decisão municipal. “Acho que o feriado dá destaque para a cidade e reconhece o valor do povo lá de Furnas”.

Segundo dados da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República), Mato Grosso do Sul tem oficialmente 16 comunidades quilombolas,



Em Campo Grande há duas, a comunidade Tia Eva, no bairro Jardim Seminário, e a comunidade São João Batista, na vila Santa Branca. No Brasil existem 1.739 comunidades remanescentes de quilombos, localizadas em 330 municípios de 22 Estados brasileiros.

Decisão - Também hoje, na Assembléia Legislativa, deve entrar em votação projeto de lei de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), que propõe a criação de cotas para negros nos concursos públicos estaduais.



Segundo a responsável pela Coordenadoria de Política para a Promoção da Igualdade Racial, Raimunda Luzia de Brito, o projeto já passou por três votações e volta ao Plenário da Casa porque recebeu emendas. O dia escolhido foi providencial, por conta do apelo das homenagens aos negros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)