Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em Jaraguari é feriado hoje, do Dia da Consciência Negra

Ângela Kempfer e Jefferson da Luz/Campo Grande News - 20 de novembro de 2008 - 07:09

Hoje é feriado em Jaraguari, a única cidade de Mato Grosso do Sul a comemorar com folga o Dia da Consciência Negra. Escolas e repartições públicas estarão fechadas pela primeira vez, em comemoração a data, assim como outras 312 cidades brasileiras.

Na cidade, de cerca de 5,7 mil habitantes, os moradores adoraram a idéia de mais um feriado ao ano, aprovado em 2007 pela Câmara Municipal. Na ponta da língua, todos sabem o motivo: “É o Dia da Consciência Negra”, diz o estudante Álvaro do Santos, do 8º ano da Escola Estadual José Feracin Ribeiro.



A maioria só não sabe informar porque a data é tão importante para Jaraguari, a ponto de render um feriado. “Porque será”, questiona Àlvaro.



O município adotou a data como forma de homenagear uma comunidade ilustre: Furnas de Dionísio. Há 118 anos, o ex-escravo Dionisio Antônio Martins de Menezes chegou a região, começou a produzir e hoje já são 80 famílias negras no local, preservando “relíquias” culturais, como a dança do engenho novo e músicas na língua africana kicongo. A comida ainda é feita em tachos e a cana-de-açúcar é transformada em rapadura, melado e açúcar mascavo.


“É um super reconhecimento para comunidade”, comenta a diretora da escola estadual que funciona em Furnas, Jussara da Silva.



A grande comemoração da “Consciência Negra”, com festa, torneio de laço, comidas típicas, danças e coral africano, está marcada para o dia 22, a partir das 8 horas. “Vamos fazer no final de semana porque já é tradição, e para pessoas de outras cidades também participarem”, explica.

Tudo normal - Para a comerciante Sandra Regina, apesar do feriado, hoje é dia de abrir as portas do supermercado normalmente, a festa também deve ficar para o final de semana. Mesmo assim, ela aprova a decisão municipal. “Acho que o feriado dá destaque para a cidade e reconhece o valor do povo lá de Furnas”.

Segundo dados da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República), Mato Grosso do Sul tem oficialmente 16 comunidades quilombolas,



Em Campo Grande há duas, a comunidade Tia Eva, no bairro Jardim Seminário, e a comunidade São João Batista, na vila Santa Branca. No Brasil existem 1.739 comunidades remanescentes de quilombos, localizadas em 330 municípios de 22 Estados brasileiros.

Decisão - Também hoje, na Assembléia Legislativa, deve entrar em votação projeto de lei de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), que propõe a criação de cotas para negros nos concursos públicos estaduais.



Segundo a responsável pela Coordenadoria de Política para a Promoção da Igualdade Racial, Raimunda Luzia de Brito, o projeto já passou por três votações e volta ao Plenário da Casa porque recebeu emendas. O dia escolhido foi providencial, por conta do apelo das homenagens aos negros.

SIGA-NOS NO Google News