Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em Figueirão, Getúlio Furtado do PMDB vence a eleição

Jefferson da Luz/Campo Grande News - 06 de outubro de 2008 - 08:13

Getúlio Furtado Barbosa (PMDB) é o novo prefeito de Figueirão, ele venceu com 50,54% dos votos válidos, 882 deram a vitória ao candidato de oposição. O atual prefeito, Ildo Furtado (PSDB) teve 49,46%, ele recebeu 863 votos. O município registrou 114 abstenções, 12 votos brancos e 41 votos nulos.

Criado em 27 de setembro de 2004, Figueirão é o município mais novo de Mato Grosso do Sul. Status que pode perde dentro em breve. Isso porque a lei que regulamenta a criação de municípios está para ser votada no Senado e, dependendo do que for aprovado, Figueirão poderá voltar a ser distrito de Camapuã. O que criaria uma situação inusitada, um prefeito sem município para governar, já que dois candidatos estão na disputa pelo Executivo.

“Eu não acredito nisso”, diz o atual prefeito Ildo Furtado (PSDB). “Isso seria um retrocesso democrático, pois a população aprovou a criação do município em um plebiscito, e posteriormente a lei de criação foi aprovada e sancionada pelo governador”, argumenta.

Com 3.820 habitantes, Figueirão vive basicamente dos recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), são cerca R$ 400 mil que o município recebe todos os meses da União, o restante, cerca de R$ 200 mil, vêm da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Os impostos municipais, como ISS (Imposto sobre Serviços) e o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), ainda não tem peso no Orçamento.

SIGA-NOS NO Google News