Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em fazenda de Campo Grande, queda de raio na fiação mata 13 bovinos

Francisco Júnior, Campo Grande News - 18 de fevereiro de 2013 - 09:25

Foto Divulgação
Foto Divulgação

A queda de um raio na tarde da última sexta-feira (15) matou 13 animais da Estância Vanessa, na saída para Rochedo, a 20 quilômetros de Campo Grande. Morreram com a descarga elétrica 11 vacas, sendo oito prenhas, um touro e um garrote.

De acordo com proprietário da estância, o advogado Sergio Vilela, o prejuízo está calculado em cerca de R$ 20 mil. Ele conta que o radio atingiu um poste de energia por volta das 17h30, se espalhou pela fiação e atingiu a cerca, próximo da área em que estavam os animais.

O advogado relata que só viu o que aconteceu no final da manhã de sábado (16). “Meus pais estavam na sede quando tudo aconteceu, mas como as rezes estavam em uma mata distante 300 metros da casa, eles não viram”. Com a potência do choque, ols animais morrem na hora.

Conforme Vilela, esta não é a primeira vez que a queda de um raio provoca prejuízos na propriedade. “ Em menos de dois meses, um raio queimou todos os equipamentos eletrônicos da sede. Chegou a provocar um buraco na parede”, conta.

Uma equipe da Enersul, concessionária de energia do Estado, já esteve na fazenda para fazer a verificação do ocorrido. O advogado disse que pretende acionar a empresa na justiça para que seja ressarcidos das perdas. “ Eu sei que foi um fato ocorrido por conta de força maior, mas a concessionária deveria ter tomado as medidas protetivas, como fazer um aterramento digno dos postes. Aqui na minha propriedade eu fiz todo o aterramento da cerca”, explica.

Vilela disse que pretende investir em mecanismo de proteção contra raios para evitar prejuízos como este.

SIGA-NOS NO Google News