Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/11/2014 12:35

Em extinção, boi pantaneiro é pesquisado pela UEMS; veja o vídeo

Notícias MS

Mais resistente e adaptado às regiões pantaneiras de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o boi pantaneiro é uma espécie em extinção. Por isso, pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) da unidade de Aquidauana desenvolvem trabalhos para o aumento do número da espécie e também da competitividade no mercado.

O tema foi tratado com destaque em uma edição do Record Rural de outubro. Na reportagem o professor da UEMS, Marcus Vinícius de Oliveira, explica que por conta da ameaça de extinção - já que há 100 anos havia mais de 3 milhões de cabeças de gado dessa raça registrados no Pantanal e hoje são apenas 500 em MS e MT - em 2009, foi iniciado o Núcleo de Bovinos Pantaneiros de Aquidauana (Nubopan). No início eram 15 fêmeas e hoje há 75 animais, com isso já é possível fazer as primeiras investigações científicas para poder saber qual é a real produção de leite destas vacas e o potencial para ganho de peso.

“Estamos fazendo uma troca com os produtores que criam estes animais puros. Eles nos cedem os animais, nós fazemos um trabalho de superovulação, produzindo os embriões, transferimos estes embriões posteriormente nas vacas nelores e girolando, que temos aqui na Universidade, produzimos estes animais e depois repassamos novamente para os produtores”, esclareceu.

Essa mobilização se faz necessária, pois o bovino pantaneiro é uma raça diferenciada, só encontrada aqui na região. Ele tem origem europeia, mas após um longo processo de seleção natural se adaptou à região e hoje é um dos animais mais resistentes às doenças e pragas. As fêmeas dessa raça também se destacam por que são capazes de se reproduzir com mais de 20 anos de idade, enquanto as raças mais comuns de mercado se reproduzem por aproximadamente dez anos.

A veterinária e professora da UEMS, Carolina Barbosa, disse à reportagem que por tratar-se de um animal que já vem de uma origem de adaptação e maior resistência, “o casco dele é mais resistente, eles conseguem se adaptar ao local mais seco, mais úmido e também se observa que são animais que não apresentam muitas lesões na peles; se as lesões acontecem, eles têm uma cicatrização melhor”.

Mesmo com todas estas qualidades, houve a troca do tipo da raça criada e os produtores passaram a criar mais gado nelore. “Os produtores passaram a produzir estes animais meio sangue por ter realmente um desempenho muito superior. O problema é que com o passar do tempo eles castravam todos os touros pantaneiros e deixavam somente os touros nelores. Então por um trabalho de absorção genética, praticamente esta raça se exauriu e hoje juntando ambos os Estados nós temos menos de 500 animais puros desta raça. Apesar de ela existir, se encontra realmente em risco de extinção”, concluiu.

Veja abaixo o vídeo da reportagem.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)