Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/11/2008 07:03

Em estado de emergência, Gaspar já registra 15 mortes

Alex Rodrigues/ABr

Brasília - Localizado no Vale do Itajaí, a cidade catarinense de Gaspar está entre as mais atingidas pelas fortes chuvas que há cerca de 60 dias castigam a Região Leste do estado. Segundo a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina, até as 19h24 de ontem (25), 15 mortos já tinham sido encontrados no município e os trabalhos de busca continuam.

Ontem (24) a prefeitura decretou estado de calamidade pública, no município que já estava em estado de emergência desde o último dia 14. Hoje, as aulas foram suspensas por tempo interminado. Mais de 2.5 mil pessoas desabrigadas foram levadas para o ginásio de esportes João dos Santos e para escolas municipais. Embora a energia elétrica esteja aos poucos sendo restabelecida, o fornecimento de água ainda não está normalizado.

Segundo o prefeito, Adilson Luis Schmitt, “choveu em dois dias o [volume] previsto para quatro meses”. Somado à elevação do nível do rio Itajaí-Açú, que atingiu “quase 12 metros”, as chuvas destruíram casas e isolaram vários bairros, aonde só se chega de bote. Belchior Alto, Cananéia, Carolina, Arraial, Lagoa, Bela Vista e Gaspar Grande são os bairros mais atingidos pelas chuvas.

Há 15 anos morando em Belchior Alto, Doralice Maria de Miranda Deola perdeu o carro, roupas e móveis após o nível das águas de um riacho próximo a sua casa ultrapassarem dois metros de altura, inundando o andar térreo da residência e chegando a invadir o segundo piso da moradia. Segundo ela, no entanto, nada se compara à situação de outros dois pontos do bairro, as vilas Nova Biguaçu e Recanto Verde.

“Ali foi tudodestruído. As famílias tiveram que deixar suas casas. Os bombeiros continuam socorrendo as pessoas e comenta-se que há mortos sob os escombros”, disse Doralice, explicando que as casas ficavam próximas às encostas.

Esta manhã, uma força-tarefa composta por soldados do Exército, policiais militares e bombeiros resgatou um grupo de 600 turistas que desde o último sábado (22) estava isolado no Parque Aquático Cascanéia, no interior do município. Surpreendidos pelas fortes chuvas que atingiram o parque, eles se refugiaram em um salão de festas, na parte mais alta de um morro.

Embora tivessem alimentos, eles não dispunham de água. Segundo a Defesa Civil, um helicóptero já havia levado medicamentos ao grupo ontem e, esta manhã, parte das pessoas foram resgatadas em helicópteros do Exército, enquanto outros tiveram que seguir escoltados por militares por trilhas de difícil acesso. Segundo a diretora de Cultura do município, Maria Rogéria da Silva, todos já regressaram para suas casas

Na madrugada de sábado (22), o deslizamento de uma encosta na altura do quilômetro 41 da rodovia BR-470, na cidade, provocou o rompimento da rede de gás natural da Companhia de Gás Santa Catarina (SCGás). Embora o incêndio que se seguiu ao acidente tenha queimado uma casa, não houve feridos.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)