Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em estado de emergência, Gaspar já registra 15 mortes

Alex Rodrigues/ABr - 26 de novembro de 2008 - 07:03

Brasília - Localizado no Vale do Itajaí, a cidade catarinense de Gaspar está entre as mais atingidas pelas fortes chuvas que há cerca de 60 dias castigam a Região Leste do estado. Segundo a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina, até as 19h24 de ontem (25), 15 mortos já tinham sido encontrados no município e os trabalhos de busca continuam.

Ontem (24) a prefeitura decretou estado de calamidade pública, no município que já estava em estado de emergência desde o último dia 14. Hoje, as aulas foram suspensas por tempo interminado. Mais de 2.5 mil pessoas desabrigadas foram levadas para o ginásio de esportes João dos Santos e para escolas municipais. Embora a energia elétrica esteja aos poucos sendo restabelecida, o fornecimento de água ainda não está normalizado.

Segundo o prefeito, Adilson Luis Schmitt, “choveu em dois dias o [volume] previsto para quatro meses”. Somado à elevação do nível do rio Itajaí-Açú, que atingiu “quase 12 metros”, as chuvas destruíram casas e isolaram vários bairros, aonde só se chega de bote. Belchior Alto, Cananéia, Carolina, Arraial, Lagoa, Bela Vista e Gaspar Grande são os bairros mais atingidos pelas chuvas.

Há 15 anos morando em Belchior Alto, Doralice Maria de Miranda Deola perdeu o carro, roupas e móveis após o nível das águas de um riacho próximo a sua casa ultrapassarem dois metros de altura, inundando o andar térreo da residência e chegando a invadir o segundo piso da moradia. Segundo ela, no entanto, nada se compara à situação de outros dois pontos do bairro, as vilas Nova Biguaçu e Recanto Verde.

“Ali foi tudodestruído. As famílias tiveram que deixar suas casas. Os bombeiros continuam socorrendo as pessoas e comenta-se que há mortos sob os escombros”, disse Doralice, explicando que as casas ficavam próximas às encostas.

Esta manhã, uma força-tarefa composta por soldados do Exército, policiais militares e bombeiros resgatou um grupo de 600 turistas que desde o último sábado (22) estava isolado no Parque Aquático Cascanéia, no interior do município. Surpreendidos pelas fortes chuvas que atingiram o parque, eles se refugiaram em um salão de festas, na parte mais alta de um morro.

Embora tivessem alimentos, eles não dispunham de água. Segundo a Defesa Civil, um helicóptero já havia levado medicamentos ao grupo ontem e, esta manhã, parte das pessoas foram resgatadas em helicópteros do Exército, enquanto outros tiveram que seguir escoltados por militares por trilhas de difícil acesso. Segundo a diretora de Cultura do município, Maria Rogéria da Silva, todos já regressaram para suas casas

Na madrugada de sábado (22), o deslizamento de uma encosta na altura do quilômetro 41 da rodovia BR-470, na cidade, provocou o rompimento da rede de gás natural da Companhia de Gás Santa Catarina (SCGás). Embora o incêndio que se seguiu ao acidente tenha queimado uma casa, não houve feridos.



SIGA-NOS NO Google News