Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em Eldorado, ministro é cauteloso com origem do foco

Graciliano Rocha, de Eldorado / Campo Grande News - 12 de outubro de 2005 - 14:30

O ministro Roberto Rodrigues (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) evitou fazer comentários sobre a origem da mais nova dor-de-cabeça da sua pasta, o foco de febre aftosa em Mato Grosso do Sul, que provocou o fechamento do mercado de mais de 30 países à carne brasileira.

Durante a vistoria a uma barreira sanitária em Eldorado, o ministro mencionou “fontes externas”, mas disse que a determinação da origem do foco ainda depende de estudos técnicos mais aprofundados

Eldorado, no extremo sul de MS, está a 435 km de Campo Grande e a menos de 40 da fronteira com o Paraguai. Os últimos dois focos de febre aftosa que estouraram no Estado, em Porto Murtinho e Naviraí no final dos anos 90, também envolveram propriedades em zona fronteiriça.

Rodrigues afirmou que entre as possibilidades está a de uma mutação do vírus da febre aftosa do tipo O. Na fazenda Vezozzo, onde foi confirmada a doença em 152 dos 586 animais do rebanho, há comprovação da aplicação da vacina com notas de compras e entrega de frascos usados ao Iagro.

O ministro não se surpreendeu as medidas adotadas pelo governo paraguaio para fechar a fronteira para o gado dos municípios onde o transporte de animais vivos e de produtos como carne e leite foi interditado pelas autoridades sanitárias brasileiras.

“É natural, eles são zona livre”, disse, completando: “OIE (Organização Internacional de Epizootias) garante o certificado do Paraguai”, disse.

SIGA-NOS NO Google News