Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em duas semanas, internações por coronavírus disparam e chegam a 95%

Pelo SUS restam apenas 6 vagas para pacientes em estado grave

Midiamax - 02 de dezembro de 2020 - 15:00

Em duas semanas, internações por coronavírus disparam e chegam a 95%

O número de internações em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de pacientes com coronavírus (Covid-19) subiu 75,8% em duas semanas nos hospitais de Campo Grande. Assim, a taxa de ocupação de leitos UTI chegou a 95% na Capital. As informações constam no Painel Mais Saúde, que exibe dados preenchidos pelas unidades de saúde.

De acordo com as informações do Painel, no dia 17 de novembro, Campo Grande tinha 91 pacientes internados com Covid-19 em leitos UTI, sendo que havia disponível 132 vagas. Os dados informados pelos hospitais na terça-feira (1º) mostram que o município tem 175 leitos UTI Covid-19 – que são específicos para casos da doença, sendo que 160 estão ocupados.

Se isolados apenas os leitos UTI ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a ocupação chega a 94,5%. Conforme o painel, são 110 leitos UTI SUS ofertados na cidade, sendo que 104 estão ocupados. Assim, restam apenas seis vagas disponíveis. Na rede particular, são 65 leitos UTI, sendo que restam nove vagas.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que dos leitos UTI SUS ocupados em Campo Grande, sete são de pacientes do interior (1 de Maracaju.1 de Gloria de Dourados. 2 de Miranda. 1 de são Gabriel de oeste. 01 de Aquidauana e 1 de Anastácio).

No hospital referência para o tratamento da doença pelo SUS, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), a taxa de ocupação chega a 97,5%. São 79 leitos críticos – desses 54 são em UTI, sendo que 77 estão ocupados. Somados com pacientes não Covid-19, a taxa de ocupação, segundo o boletim emitido pelo próprio hospital é de 110%.

Pedido
A SES divulgou nesta segunda-feira (30), que o secretário da pasta, Geraldo Resende, deve viajar para Brasília, no Distrito Federal, para articular a ampliação de mais 60 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para tratar pacientes com coronavírus.

Conforme Resende, houve uma reunião com o secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho, na Santa Casa de Campo Grande, para abertura de 10 novos leitos de UTI.

“A abertura de novos leitos na Capital é fundamental para evitar o caos na saúde pública do Estado. Estamos trabalhando para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul possa receber mais 20 leitos de UTIs Covid. Também trabalhamos, junto com o município de Campo Grande, para abrir mais 20 leitos de UTIs Covid no Hospital do Pênfigo, único da rede privada que apontou essa possibilidade, considerando que os demais já trabalham no limite de suas ocupações”, informou o secretário de Estado de saúde, Geraldo Resende..

SIGA-NOS NO Google News