Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Março de 2017

Últimas Notícias

14/12/2015 17:11

Em documento, IBGE diz que usinas Ilha Solteira e Jupiá são de MS

Renata Volpe Haddad, Campo Grande News

Na corrida pela disputa de domicílio fiscal, Mato Grosso do Sul ganhou um ponto em relação a São Paulo. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) definiu que as Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, estão sediadas em Mato Grosso do Sul.

 

Essa definição existe desde 2005, mas antes do leilão que foi realizado em 25 de novembro deste ano, os municípios de Castilho e Ilha Solteira, solicitaram à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para que o IBGE fizesse um edital declarando a quem pertencia o domicílio fiscal.

Conforme o procurador jurídico de Três Lagoas, Clayton Mendes, dentro do processo de licitação, os municípios paulistas pediram a confirmação. “E o IBGE novamente confirmou que os domicílios fiscais das usinas pertencem a Mato Grosso do Sul”, alega.

Mendes afirma que após a assinatura dos contratos de concessão, a vencedora do leilão China Three Gorges Brasil Energia Ltda, será notificada extraoficialmente. “Vamos anexar os documentos do IBGE e entregar para a nova Concessionária a respeito do domicílio fiscal e espero que seja respeitada a localização das usinas, já que Selvíria e Três Lagoas, tem direito ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das operações e aos municípios os royalties pelos empreendimentos, sendo importante para a economia", destaca.

Estima-se que a arrecadação do imposto em Três Lagoas, teria acréscimo de R$ 15 milhões a R$ 18 milhões por ano.

A localização da Casa de Força de Jupiá fica em Três Lagoas, e a de Ilha Solteira, em Selvíria. O barramento da Usina Jupiá está localizado em Três Lagoas e Castilho (SP). E da Usina de Ilha Solteira, nos municípios de Selvíria e Ilha Solteira.

Impasse - Em 18 de agosto deste ano, o Ministério de Minas e Energia publicou a portaria nº 384 no Diário Oficial na qual reconheceu que as Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá estão em Mato Grosso do Sul, porém, os municípios paulistas de Castilho e Ilha Solteira questionaram a publicação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 22 de Março de 2017
21:53
Cassilândia
20:41
Loteria
Terça, 21 de Março de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)