Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/12/2015 17:11

Em documento, IBGE diz que usinas Ilha Solteira e Jupiá são de MS

Renata Volpe Haddad, Campo Grande News

Na corrida pela disputa de domicílio fiscal, Mato Grosso do Sul ganhou um ponto em relação a São Paulo. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) definiu que as Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, estão sediadas em Mato Grosso do Sul.

 

Essa definição existe desde 2005, mas antes do leilão que foi realizado em 25 de novembro deste ano, os municípios de Castilho e Ilha Solteira, solicitaram à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para que o IBGE fizesse um edital declarando a quem pertencia o domicílio fiscal.

Conforme o procurador jurídico de Três Lagoas, Clayton Mendes, dentro do processo de licitação, os municípios paulistas pediram a confirmação. “E o IBGE novamente confirmou que os domicílios fiscais das usinas pertencem a Mato Grosso do Sul”, alega.

Mendes afirma que após a assinatura dos contratos de concessão, a vencedora do leilão China Three Gorges Brasil Energia Ltda, será notificada extraoficialmente. “Vamos anexar os documentos do IBGE e entregar para a nova Concessionária a respeito do domicílio fiscal e espero que seja respeitada a localização das usinas, já que Selvíria e Três Lagoas, tem direito ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das operações e aos municípios os royalties pelos empreendimentos, sendo importante para a economia", destaca.

Estima-se que a arrecadação do imposto em Três Lagoas, teria acréscimo de R$ 15 milhões a R$ 18 milhões por ano.

A localização da Casa de Força de Jupiá fica em Três Lagoas, e a de Ilha Solteira, em Selvíria. O barramento da Usina Jupiá está localizado em Três Lagoas e Castilho (SP). E da Usina de Ilha Solteira, nos municípios de Selvíria e Ilha Solteira.

Impasse - Em 18 de agosto deste ano, o Ministério de Minas e Energia publicou a portaria nº 384 no Diário Oficial na qual reconheceu que as Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá estão em Mato Grosso do Sul, porém, os municípios paulistas de Castilho e Ilha Solteira questionaram a publicação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)