Cassilândia, Quarta-feira, 01 de Abril de 2020

Últimas Notícias

14/01/2020 10:32

Em cirurgia inédita em MS, criança tem dedo indicador transformado em polegar

Anahi Zurutuza, Campo Grande News
Mãozinha do menino ainda durante o procedimento cirúrgico (Foto: Santa Casa/Divulgação)Mãozinha do menino ainda durante o procedimento cirúrgico (Foto: Santa Casa/Divulgação)

Em cirurgia realizada pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, um paciente de 4 anos teve o dedo indicador transformado em polegar. O procedimento, chamado de policização do indicador, vai permitir que o garotinho faça o movimento de pinça, essencial para pegar e segurar objetos, além de escrever.

A cirurgia inédita vai garantir que o menino, que nasceu com a deformidade, recupere 70% dos movimentos da mão, embora continue com quatro dedos. No reino animal, somente os primatas (humanos, macacos, lêmures) possuem o “dedão”, que durante o processo evolutivo tornou estes mamíferos capazes de habilidades únicas.

A operação, comandada pelo médico ortopedista Felipe Roth, foi realizada na Santa Casa no sábado (11) e durou cerca de três horas. O procedimento consiste em transplantar o dedo indicar com tendões, ossos, músculos e sistemas de vascularização e inervação para a posição do polegar.

A criança teve alta nesta segunda-feira (13) e precisará usar uma órtese (aparelho de imobilização) por até oito semanas. Depois, passará a fazer fisioterapia e terapia ocupacional para recuperar as funções motoras dos dedos. Serão ao todo 4 meses de acompanhamento.

Além de Roth, participaram da cirurgia os ortopedistas Ana Tereza de Alcântara e Celso Hirakawa, a instrumentador Cassiana de Quadros, além da equipe de enfermagem e demais profissionais do centro cirúrgico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 01 de Abril de 2020
Terça, 31 de Março de 2020
22:43
Chapadão do Sul
11:00
Esporte com Saúde
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)