Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/04/2010 09:06

Em Amambay, o palco do atentado ao senador, tensão em alta

O departamento de Amambay, no Paraguai, palco do atentado ao senador Robert Acevedo na segunda-feira, está em estado de exceção há seis dias, juntamente com outros quarto departamentos (San Pedro, Concepción, Alto Paraguay e Presidente Hayes), na fronteira com a Bolívia e o Brasil. O estado de exceção tem como objetivo reforçar a operação de busca da quadrilha que se intitula Exército do Povo Paraguaio (EPP). A lei que o determina foi aprovada com ampla maioria pelo Senado. Ela permite que o Poder Executivo prenda e transfira pessoas sem mandado judicial, e proíba ou restrinja reuniões públicas e manifestações.

O atentado ao senador não tem relação direta com o estado de exceção implantado anteriormente, mas pode ter provocado a revolta de narcotraficantes da região. Essa é a avaliação de Guilherme Wojciechowski, editor do Sopa Brasiguaia, blog que trata das questões relativas à fronteira Brasil-Paraguai. "Se for para fazer uma associação entre um fato e outro, é óbvio que as máfias da região estão incomodadas com o estado de exceção, que significa mais patrulhamento na fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul", explica.

Tráfico e corrupção - O atentado de segunda aconteceu na cidade de Pedro Juan Caballero, capital do Departamento de Amambay, na fronteira com o Brasil. O político ferido no ataque é dono de uma emissora de rádio e frequentemente critica o narcotráfico da região e a corrupção ligada a essa atividade. Acevedo acusou grupos de narcotraficantes que operam livremente em Amambay de ordenar o ataque, pelo qual teria sido pago cerca de 300.000 dólares. A polícia de Pedro Juan Caballero já prendeu quatro brasileiros acusados de participação no atentado.

De acordo com o jornal paraguaio ABC Color, Josué dos Santos e Daniel dos Santos seriam ligados ao grupo criminoso Primeiro Comando Capital (PCC), o que não foi confirmado pelo Ministério do Interior. Na noite da segunda-feira, Nevailton Marcos Cordeiro e Eduardo da Silva haviam sido detidos também pela Polícia. Na terça, o próprio Robert Acevedo afirmou à imprensa paraguaia que tinha informações da ligação de dois brasileiros presos com o PCC. Um delegado ouvido pelos jornais locais disse inclusive que a polícia brasileira estava investigando essa ligação.

Aliados das Farc - O EPP, quadrilha formada por cerca de cem pessoas, faz uso da luta armada como forma de reivindicar mudanças no sistema político-econômico. Seus membros são apontados como responsáveis pela emboscada que matou um policial e três civis, no último dia 21, na região de Horqueta. O grupo é acusado também de ter praticado pelo menos quatro sequestros desde 2001 - o último deles de um pecuarista libertado no começo do ano, após três meses de cativeiro. Segundo autoridades paraguaias, o EPP tem ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Fonte: Veja Online com Reuters e Agência Estado (Beatriz Ferrari e Domitila Becker)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)