Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em agosto o Goiânia Rodeo Festival; veja a programação

Altair Albuquerque - 27 de junho de 2007 - 10:16

A capital mais country do Brasil será palco de um dos maiores eventos de entretenimento e rodeio do País, o Goiânia Rodeo Festival. O festival, que acontece de 02 a 12 de agosto de 2007, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, receberá intensa programação esportiva, com a realização de uma etapa máster da Professional Bull Riders (PBR) e da 5º etapa do Circuito Nacional de Rodeio da Rede Globo.

Na primeira semana do evento (de 02 a 05 de agosto) estarão na arena, para disputar o melhor circuito de rodeio em touros, feras da PBR, a maior entidade do esporte no mundo. Será uma competição de alto nível com a participação dos 45 melhores competidores classificados no ranking nacional.

A PBR tem como diretor Adriano Moraes, tri campeão mundial (1994, 2002, 2006), que ganhou mais de 3 milhões de dólares nas arenas americanas. Assim como Adriano, que está para confirmar sua presença no Goiânia Rodeo Festival, outros atletas brasileiros que competem atualmente nos Estados Unidos virão ao Brasil para participar do evento e somar pontos no campeonato mundial.

Já na segunda semana (9 a 12 de agosto), Goiânia receberá a 5º etapa do Circuito Nacional de Rodeio da Rede Globo. Serão 8 modalidades: montaria em cavalo – bareback, sela americana e cutiano; montaria em touro, além das provas cronometradas: laço em dupla, laço de bezerros, Bulldog e três tambores.

A categoria Bareback é considerada a mais esportiva do rodeio. Compreende a montaria em cavalo, onde o competidor apóia-se em uma única alça de couro fixada na cernelha do animal, posicionando suas esporas na altura do pescoço do mesmo. Já os atletas que participam do estilo Cutiano, única modalidade tipicamente brasileira, a missão é posicionar as esporas entre o pescoço e a paleta do cavalo e, a partir do segundo pulo, puxar as esporas em direção a cava da paleta. Para isso, eles se valem de arreio, baixeiro, peiteira e rédeas feitas com duas canas (tiras de cordas) – que devem ser seguradas com a mão de apoio.

Ainda sob o cavalo, a Sela Americana é a modalidade mais antiga dos EUA, mais técnica e de maior dificuldade para o competidor. Nela, o atleta se equilibra sob estribos muito curtos, mantendo os joelhos flexionados e as esporas na altura das costelas do animal. Por fim, o estilo Touro completa as provas de montaria. Nele, o competidor deve manter-se sobre o lombo do touro por oito segundos com estilo e harmonia de movimento, tendo o seu desempenho e o do animal avaliado pelos juízes.

Criada para integrar o público feminino aos esportes de montaria, a prova dos Três Tambores é a única modalidade do Goiânia Rodeo Festival exclusiva para as mulheres. Na disputa, ganha quem fizer o percurso estipulado no menor tempo. Também em destaque no evento estão as provas de Laço em Dupla, Laço de Bezerro e Bulldog. Na primeira, inspirada no manejo de bovinos jovens, na contenção ou imobilização para curar, arrebanhar ou apartar, dois cavaleiros trabalhando em equipe devem laçar cabeça e pé do novilho o mais rápido possível. Já a de Laço de Bezerro é baseada no trabalho dos peões nas fazendas, no manejo de bezerros. Na disputa, o cavaleiro deve imobilizar um bezerro no menor tempo possível, utilizando uma corda curta e flexível (peia) para amarrar três patas do animal. Por último, na prova de Bulldog, o cavaleiro deve interromper a trajetória de um garrote, até imobilizá-lo. Ganha quem concluir a tarefa no menor tempo.

O Goiânia Rodeo Festival será uma celebração às tradições e a paixão pelo esporte eqüestre nutridas pelo povo de Goiás. Para tanto será montada uma estrutura de primeiro mundo, com arquibancada, arena, camarotes VIPs e um palco de 800m², onde se apresentarão os maiores nomes da música brasileira. Serão 8 dias de shows - do sertanejo ao axé -, atendendo a todos os gostos.



Ficha técnica

NOME: Goiânia Rodeo Festival

DATA: 02 a 12 de agosto

LOCAL: Autódromo

MUNICÍPIO: Goiânia – GO

APOIO: Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, Rede Globo de Televisão e Confederação Brasileira de Rodeios

CONTATOS: Fone: 19 3867.5566

www.goianiarodeofestival.com.br



SIGA-NOS NO Google News