Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em 4 meses, são 70 denúncias de abusos contra crianças

Campo Grande News/ Aline Queiroz e Laís Latta - 18 de maio de 2010 - 12:33

De janeiro a abril deste ano, o Comcex MS (Comitê de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes) já contabiliza 70 denúncias.

Para conscientizar a população acerca da importância de combater este crime, hoje, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, um ato público é realizado na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande.

O evento teve pouca adesão da sociedade, talvez pela queda na temperatura em Campo Grande. No entanto, as pessoas que decidiram dedicar alguns minutos do dia à atividade, destacaram o interesse em relação ao tema. É o caso da comerciante Aurineide de Souza Vieira e Silva, 37 anos.

“Muitas pessoas fecham os olhos para um problema que existe. É importante fazer o trabalho de prevenção e as pessoas não podem ter medo de denunciar”, ressalta Aurineide, que passou esta manhã pela praça.

A coordenadora do Comsex, Tânia Comerlato, destaca que todos os anos fazem a atividade, como uma forma de lembrar à sociedade da importância de garantir os direitos da criança e ao adolescente.

Os números deste ano apresentam pequena redução quando se compara ao ano passado. Em 2009, o Comsex recebeu 300 denúncias, ou seja, aproximadamente 25 por mês.

Dos 300 casos registrados ano passado, 117 referem-se à exploração sexual e 183 por abuso.

Campanha - Na ação feita hoje pela manhã, foram distribuídos folders explicativos para orientar a população e explicar a diferença entre abuso e exploração sexual.

Exploração é quando há interesses econômicos no crime. Já o abuso é o crime que, muitas vezes, ocorre em silêncio, dentro da própria casa.

A enfermeira e gerente administrativo do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Daniely Morais Souza, explica que, em muitos casos, o autor da violência sexual é o pai, padrasto, tio, ou até mesmo pessoas do convívio da criança e do adolescente.

Neste contexto, surge outro problema. A mãe, que muitas vezes depende financeiramente do autor, teme denunciar o caso.

Ela esclarece que o Caps começa a se estruturar para atender às vítimas. Para Daniely, os número de casos tem aumentado.

O Caps foi criado em dezembro de 2007 e, a partir de março, começou a ser feito levantamento acerca dos casos de abuso contra criança e adolescente.

No primeiro mês foram 39 casos contra crianças e 17 contra adolescentes. “O trabalho de divulgação contribuiu para o aumento de denúncias”, pontua.

Caminhoneiros - Em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o Comitê fará esta noite a exibição do filme nacional “Mudança de Rumo - Que exploração é esta?”, que aborda o tema. As sessões serão em dois postos de combustíveis na saídas para São Paulo e Cuiabá.



SIGA-NOS NO Google News