Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/05/2010 12:33

Em 4 meses, são 70 denúncias de abusos contra crianças

Campo Grande News/ Aline Queiroz e Laís Latta

De janeiro a abril deste ano, o Comcex MS (Comitê de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes) já contabiliza 70 denúncias.

Para conscientizar a população acerca da importância de combater este crime, hoje, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, um ato público é realizado na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande.

O evento teve pouca adesão da sociedade, talvez pela queda na temperatura em Campo Grande. No entanto, as pessoas que decidiram dedicar alguns minutos do dia à atividade, destacaram o interesse em relação ao tema. É o caso da comerciante Aurineide de Souza Vieira e Silva, 37 anos.

“Muitas pessoas fecham os olhos para um problema que existe. É importante fazer o trabalho de prevenção e as pessoas não podem ter medo de denunciar”, ressalta Aurineide, que passou esta manhã pela praça.

A coordenadora do Comsex, Tânia Comerlato, destaca que todos os anos fazem a atividade, como uma forma de lembrar à sociedade da importância de garantir os direitos da criança e ao adolescente.

Os números deste ano apresentam pequena redução quando se compara ao ano passado. Em 2009, o Comsex recebeu 300 denúncias, ou seja, aproximadamente 25 por mês.

Dos 300 casos registrados ano passado, 117 referem-se à exploração sexual e 183 por abuso.

Campanha - Na ação feita hoje pela manhã, foram distribuídos folders explicativos para orientar a população e explicar a diferença entre abuso e exploração sexual.

Exploração é quando há interesses econômicos no crime. Já o abuso é o crime que, muitas vezes, ocorre em silêncio, dentro da própria casa.

A enfermeira e gerente administrativo do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Daniely Morais Souza, explica que, em muitos casos, o autor da violência sexual é o pai, padrasto, tio, ou até mesmo pessoas do convívio da criança e do adolescente.

Neste contexto, surge outro problema. A mãe, que muitas vezes depende financeiramente do autor, teme denunciar o caso.

Ela esclarece que o Caps começa a se estruturar para atender às vítimas. Para Daniely, os número de casos tem aumentado.

O Caps foi criado em dezembro de 2007 e, a partir de março, começou a ser feito levantamento acerca dos casos de abuso contra criança e adolescente.

No primeiro mês foram 39 casos contra crianças e 17 contra adolescentes. “O trabalho de divulgação contribuiu para o aumento de denúncias”, pontua.

Caminhoneiros - Em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o Comitê fará esta noite a exibição do filme nacional “Mudança de Rumo - Que exploração é esta?”, que aborda o tema. As sessões serão em dois postos de combustíveis na saídas para São Paulo e Cuiabá.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)