Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em 2017, número de casos de HIV cresce mais de 45% em MS

Midiamax - 01 de dezembro de 2017 - 07:40

Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 45,3% no número de novos casos de HIV/AIDS em comparação aos mesmos 11 meses de 2016. Os dados foram divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta quinta-feira (30), que revelou um que a quantidade de casos passou de 1.027 para 1.493, de acordo com dados do SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação).

Os dados mostram, segundo a secretaria, que houve aumento tanto na manifestação da doença (AIDS), quanto na infestação do vírus (HIV). Apesar dos números de diagnósticos, a quantidade de óbitos diminuiu 32,3% na comparação entre os dois anos.

Segundo a gerente técnica do Programa Estadual IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)/AIDS, Daniele Martins Tebet, o diagnóstico e a adesão precoce ao tratamento foram os responsáveis diretos por esses números positivos. “A redução foi de 95 óbitos, em 2016, para 64 óbitos, até 29 de novembro de 2017”, disse.

De acordo com a SES, no combate à doença são disponibilizadas ações como, o acesso universal à testagem (exame) e ao tratamento, além da disponibilização de antirretrovirais, apoio às pesquisas científicas e orientação da conduta das populações chaves, vulneráveis e prioritárias.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que haja no Brasil 827 mil pessoas portadoras do HIV, sendo que 372 mil estão em tratamento e aproximadamente 112 mil vivem com o HIV, mas ainda não sabem. A maior concentração de infectados estão na faixa etária de 20 a 24 anos com média de 33,1 casos para cada 100 mil habitantes. Já na faixa etária entre 15 e 19 anos, a média é de 6,9 casos para cada 100 mil habitantes.

Ações em 1º de dezembro
No dia 1º de dezembro, data em que é lembrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com a SES, irá realizar nesta sexta-feira (1º) um colóquio sobre HIV/AIDS além de promover ações pela cidade.

O colóquio irá acontecer na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) que abordará diversos temas, como perfil epidemiológico de Campo Grande, diagnóstico tardio e abandono de tratamento: perfil dos casos internados no HUMAP (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian). Haverá também planfletagem e distribuição de preservativos no local.

As mesmas ações serão feitas no shopping Campo Grande, onde a Sesau também programou atendimento à população com aconselhamento e teste rápido.

Dezembro Vermelho
O dia 1º de dezembro se tornou o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS após decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas.

A data tem o objetivo de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. Com o passar do tempo e o crescimento do número de casos, foi instituída como uma oportunidade de se trabalhar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do HIV/AIDS com a população.

Para que as ações do Dezembro Vermelho sejam intensificadas, a SES, por intermédio do Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, promove a distribuição de materiais de campanha para 59 municípios. As cidades são beneficiadas pelo Estado, já que não recebem o incentivo financeiro referente à Portaria Nº 3.276 do Ministério da Saúde.

A SES distribui ainda diversos insumos de prevenção (preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante). Os testes rápidos, feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), são distribuídos para todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Google News