Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em 11 anos, abertura de faculdades em MS cresceu 286%

30 de novembro de 2006 - 05:42

Entre 1991 e 2004, 30 novas instituições de ensino superior foram abertas no Mato Grosso do Sul, o que representa crescimento de 86%, saindo de 11 para 41 faculdades instaladas. No mesmo período, o número de docentes saltou de 1.371 para 4.211. O total de alunos inscritos saiu de 6.309 para 20.145. Os dados fazem parte do livro Educação Superior Brasil - 1991-2004: Mato Grosso do Sul, que ontem na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A obra traz ainda, uma análise detalhada da trajetória histórica do ensino universitário no Estado.

O estudo tem como objetivo avaliar o comportamento da educação superior por meio de estatísticas que possibilitem comparações entre o que ocorre no país como um todo, na Região Centro Oeste e em Mato Grosso do Sul. A publicação faz parte de uma coleção de 27 volumes - um por estado - e mostra o esforço que o Ministério da Educação vem empreendendo no sentido de democratizar o acesso aos dados coletados ao longo dos anos.

O livro mostra como e quando a educação superior cresceu nos últimos 14 anos. Porisso a publicação pode também servir como uma ferramenta para subsidiar e incentivar políticas públicas estaduais, regionais e nacionais.

Além disso, pretende-se estimular o uso dessas informações por pesquisadores, dirigentes e gestores da área da educação a fim de que estes contem com um instrumento capaz de apontar as grandes tendências, preferências e desequilíbrios da educação superior brasileira.

O livro está estruturado em duas partes. Na primeira as pesquisadoras convidadas, professoras Mariluce Bittar; Margarita Victoria Rodríguéz e Carina Almeida, analisam os aspectos mais relevantes da educação superior em Mato Grosso do Sul, bem como seus limites e desafios.

A segunda Parte traz uma vasta coletânea de tabelas com dados do Censo da Educação Superior e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/Ibge).

SIGA-NOS NO Google News