Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/11/2006 05:42

Em 11 anos, abertura de faculdades em MS cresceu 286%

Entre 1991 e 2004, 30 novas instituições de ensino superior foram abertas no Mato Grosso do Sul, o que representa crescimento de 86%, saindo de 11 para 41 faculdades instaladas. No mesmo período, o número de docentes saltou de 1.371 para 4.211. O total de alunos inscritos saiu de 6.309 para 20.145. Os dados fazem parte do livro Educação Superior Brasil - 1991-2004: Mato Grosso do Sul, que ontem na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A obra traz ainda, uma análise detalhada da trajetória histórica do ensino universitário no Estado.

O estudo tem como objetivo avaliar o comportamento da educação superior por meio de estatísticas que possibilitem comparações entre o que ocorre no país como um todo, na Região Centro Oeste e em Mato Grosso do Sul. A publicação faz parte de uma coleção de 27 volumes - um por estado - e mostra o esforço que o Ministério da Educação vem empreendendo no sentido de democratizar o acesso aos dados coletados ao longo dos anos.

O livro mostra como e quando a educação superior cresceu nos últimos 14 anos. Porisso a publicação pode também servir como uma ferramenta para subsidiar e incentivar políticas públicas estaduais, regionais e nacionais.

Além disso, pretende-se estimular o uso dessas informações por pesquisadores, dirigentes e gestores da área da educação a fim de que estes contem com um instrumento capaz de apontar as grandes tendências, preferências e desequilíbrios da educação superior brasileira.

O livro está estruturado em duas partes. Na primeira as pesquisadoras convidadas, professoras Mariluce Bittar; Margarita Victoria Rodríguéz e Carina Almeida, analisam os aspectos mais relevantes da educação superior em Mato Grosso do Sul, bem como seus limites e desafios.

A segunda Parte traz uma vasta coletânea de tabelas com dados do Censo da Educação Superior e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/Ibge).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)