Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Elimine a fome emocional

Gazeta Esportiva - 16 de novembro de 2017 - 11:00

Você já se deparou com a situação na qual está diante de um alimento que gosta muito, por exemplo, um chocolate, e não consegue dizer não ou parar de comê-lo? Pois saiba que esse hábito tão comum no cotidiano de quem deseja emagrecer tem nome: é a compulsão alimentar e ela vai além da fisiologia.

Para controlar essa compulsão é necessário identificar o ponto de gatilho que a desencadeia. Isso porque a compulsão é um vício, que pode ser demonstrado de várias formas, através das compras, drogas, bebidas alcoólicas ou através da comida. E todos esses vícios, inclusive os alimentares, são produzidos em nossa mente derivados de um sentimento ou até mesmo de um pensamento.

Nesse processo de descoberta da ignição, é comum encontrarmos sentimentos como a ansiedade, a frustração, o medo e a insegurança. Esses são alguns dos grandes responsáveis pela fome emocional e que liberam o gatilho mental da compulsão alimentar.

A fome emocional é tida como uma das maiores barreiras do emagrecimento. E é por isso que muitas pessoas fazem cirurgia bariátrica e ainda assim voltam a engordar após um período, pois a sua mente não foi transformada.

Para quem se enquadra nesse tipo de compulsão, três passos importantes e simples podem ajudar a mudar a sua relação com a comida:

Passe a refletir um pouco mais sobre os alimentos que você come compulsivamente.

Verifique se esse hábito se repete diariamente, nos mesmos horários ou situações.

Perceba quais são as situações, pensamentos e sentimentos que desencadeiam tal ação. Conhecer a si mesmo é o fator determinante para despertar a necessidade de mudança, de evolução e de libertação de maus hábitos.

Embora essas dicas sejam simples, fazem toda a diferença em seu dia a dia. E se mesmo assim você não conseguir controlar sua compulsão, procure por um profissional para que ele te auxilie a desenvolver as habilidades necessárias para a transformação de seus hábitos, pensamentos e sentimentos.

Ter uma rede de apoio é essencial para a superação, pois quando as dificuldades surgirem, você tem um guia para lhe apoiar e orientar. O emagrecimento é para todos, descubra o motivo de sua fome e evolua!

Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento.

SIGA-NOS NO Google News