Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eleitos membros do Conselho Estadual de Saúde de MS

Maria Gabriela - 08 de fevereiro de 2007 - 09:05

O Fórum dos trabalhadores em Saúde do Mato Grosso do Sul realizou no último dia 05/02 eleição de membro titulares e suplentes para compor o conselhos Estadual de Saúde do Estado.

“O controle social da Saúde do SUS – Sistema Único de Saúde, definido na Constituição e regulamentado pelas Leis 8.080, de 19/09/1990, e 8.142, de 28/12/1990, deve ser feito pelos Conselhos de Saúde, formado por 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores da saúde, tem uma função deliberativa para as políticas públicas em saúde para Governo Federal, Estados, Distrito Federal e Municípios.”

E, no último dia 5 de fevereiro o Fórum de Trabalhadores do Estado, em reunião ordinária, elegeu seus representantes para compor o Conselho Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul para o biênio 2007/2009.

O Fórum Estadual dos Trabalhadores em Saúde é um órgão colegiado com representatividade formada por entidades sindicais e classista das diversas categorias funcionais da saúde com abrangência estadual. O Fórum constitui uma instância importante no que se refere a garantir a participação dos trabalhadores na definição, acompanhamento da execução e fiscalização das políticas de saúde no âmbito do SUS, garantindo na prática o controle social.

Para o enfermeiro e Conselheiro Neilton Stradiotto, Membro Titular do CES-MS “acredita em novas perspectivas para o Controle Social neste novo momento político e administrativo que o estado vive, em uma nova relação de parceria com o Governo do Andre Puccinele e com a Doutora Beatriz Dobacha que todos nós sabemos que é uma pessoa extremamente comprometida com o Controle Social e sensível a causa. Afirma, ainda, que no governo passado o Conselho Estadual teve seus trabalhos comprometidos e seu calendário inviabilizado, principalmente porque o orçamento do CES não foi disponibilizado para o Controle Social conforme prevê a Lei”. Afirma ainda que “o seguimento dos trabalhadores terá o papel de definir os principais valores e características das propostas alternativas para a saúde e a seguridade social, considerando as distintas realidades econômicas e sociais e reafirmando as alternativas sustentáveis que garantam a universalidade, a integralidade e a equidade para todas e todos” finaliza.

ESTA É A NOVA COMPOSIÇÃO REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES NO CES-MS

.
Titular: Fernando de Oliveira Rocha - Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Saúde Trabalho e Previdência em Mato Grosso do Sul.
Suplente: Mário Jânio da Silva - CUT

Titular: Julio César das Neves - Sindicato da Seguridade Social (SINTSS/MS)
Suplente: Ronaldo de Souza Costa - Sindicato da Seguridade
Titular: Edilberto de Freitas Reverdito - Conselho Regional de Odontologia
Suplente: Sacadura Espada Lima Junior - Conselho Regional de Odontologia
Titular: João Batista Botelho de Medeiros - Sindicato dos Médicos do Mato Grosso do Sul
Suplente: Wilson Hiroshi de Oliveira Uehara - Sindicato dos Farmacêuticos do Mato Grosso do Sul
Titular: Neiton Stradiotto - Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Mato Grosso do Sul.
Suplente: Deborah Renata Mendonça de Moraes - Vigilância Sanitária
Titular: Jonas de Souza Cavada - Sindicato dos Médicos Veterinários
Suplente: Quadalupe Lascano móres - Sindicatos dos Trabalhadores em Psicologia do Mato Grosso do Sul

SIGA-NOS NO Google News