Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019

Últimas Notícias

28/10/2018 14:00

Eleitores são presos por fotografar voto na urna e postar em rede social

Midiamax

Dois homens foram presos em Ribas do Rio Pardo, cidade distante a 102 quilômetros de Campo Grande por violação do sigilo do voto, na manhã deste domingo (28), durante a votação. Um deles foi denunciado após fazer imagens do momento da votação e postar no status do WhatsApp.

Os dois, que têm 30 anos, entraram com aparelhos celulares dentro das cabines de votação, ambos fizeram fotos e um deles fez vídeos do momento da votação e postou no status do WhatsApp.

Conforme informações do delegado titular de Ribas do Rio Pardo, Bruno Santacatharina, um dos eleitores entrou com celular na cabine de votação e foi flagrado fazendo fotos do momento do voto pelos fiscais da escola estadual João Ponce de Arruda, que acionaram a polícia.

Em outra escola, Eduardo Batista Amorim, o eleitor, um vendedor de 30 anos, fez vídeos do momento em que estava votando e postou no status do WhatsApp. Uma denúncia anônima foi feita, os policiais iniciaram investigação e chegaram até ele que também foi preso.

De acordo com o delegado Bruno Santacatharina, os dois vão responder pelo crime de violação ou tentar violar o sigilo do voto, de acordo com o artigo 312 do código eleitoral. Se condenados eles podem pegar até dois anos de prisão.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no momento em que está na cabine de votação, o eleitor exerce um ato formal que consolida a democracia, não sendo permitido que outra pessoa o exerça em seu lugar.

A violação do sigilo do voto é crime previsto no Código Eleitoral que compromete a seriedade das eleições e pode ser praticado pelo próprio eleitor, ou por qualquer outra pessoa. A lei está em vigor desde 2009.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Maio de 2019
22:00
Loterias
21:45
Loterias
21:42
Loterias
10:00
Receita do Dia
Quarta, 22 de Maio de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)