Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eleitores poderão justificar ausência pelo telefone

Marcela D’Alessandro/ABr - 17 de outubro de 2003 - 07:33

A partir de 2004, os eleitores que tiverem que justificar a ausência do domicílio eleitoral na data da eleição, poderão fazê-lo por telefone. A novidade foi apresentada ontem pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Lécio Resende da Silva.

O novo sistema, segundo o desembargador, vai aceitar somente ligações feitas de telefones fixos de Brasília ou do exterior. Eleitores de outros estados que estiverem a passeio nesses lugares no dia das Eleições Municipais de 2004, já poderão justificar a ausência pelo novo sistema e não precisarão enfrentar filas para preencher o formulário tradicional. Porém, para brasilienses, a justificativa por telefone só começa a valer em 2006, na próxima eleição presidencial.

O desembargador explicou a restrição das ligações, que só podem ser feitas de telefones fixos: se feita de um celular ou orelhão, não permitiria que o eleitor fosse plenamente identificado.

O sistema funcionará no dia da eleição, de 8h às 17h, nos dois turnos da eleição. O número do telefone para a justificativa eleitoral será um 0800, ou seja, a ligação é gratuita. O eleitor deve informar para o sistema do TRE o seu CPF, que funciona como uma senha pessoal, o número do título, da zona eleitoral e da sessão. De acordo com o desembargador, a ligação é totalmente segura e não há nenhuma possibilidade de fraude ou invasão de hackers.

Lécio Resende informou que a nova medida não exclui a antiga, dos formulários: “O sistema vai conviver paralelamente com o sistema atual. É apenas um serviço a mais em favor da cidadania”.

Na mesma ligação de justificativa eleitoral, uma mensagem dirá o número de controle do TRE, um código que o eleitor vai utilizar para emitir o comprovante de justificativa pelo site do Tribunal - www.tre-df.gov.br .



SIGA-NOS NO Google News