Cassilândia, Sábado, 26 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

17/10/2003 07:33

Eleitores poderão justificar ausência pelo telefone

Marcela D’Alessandro/ABr

A partir de 2004, os eleitores que tiverem que justificar a ausência do domicílio eleitoral na data da eleição, poderão fazê-lo por telefone. A novidade foi apresentada ontem pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Lécio Resende da Silva.

O novo sistema, segundo o desembargador, vai aceitar somente ligações feitas de telefones fixos de Brasília ou do exterior. Eleitores de outros estados que estiverem a passeio nesses lugares no dia das Eleições Municipais de 2004, já poderão justificar a ausência pelo novo sistema e não precisarão enfrentar filas para preencher o formulário tradicional. Porém, para brasilienses, a justificativa por telefone só começa a valer em 2006, na próxima eleição presidencial.

O desembargador explicou a restrição das ligações, que só podem ser feitas de telefones fixos: se feita de um celular ou orelhão, não permitiria que o eleitor fosse plenamente identificado.

O sistema funcionará no dia da eleição, de 8h às 17h, nos dois turnos da eleição. O número do telefone para a justificativa eleitoral será um 0800, ou seja, a ligação é gratuita. O eleitor deve informar para o sistema do TRE o seu CPF, que funciona como uma senha pessoal, o número do título, da zona eleitoral e da sessão. De acordo com o desembargador, a ligação é totalmente segura e não há nenhuma possibilidade de fraude ou invasão de hackers.

Lécio Resende informou que a nova medida não exclui a antiga, dos formulários: “O sistema vai conviver paralelamente com o sistema atual. É apenas um serviço a mais em favor da cidadania”.

Na mesma ligação de justificativa eleitoral, uma mensagem dirá o número de controle do TRE, um código que o eleitor vai utilizar para emitir o comprovante de justificativa pelo site do Tribunal - www.tre-df.gov.br .



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Setembro de 2020
07:28
Cassilândia/São José do Rio Preto
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)