Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eleitor vai ter que digitar 21 teclas para votar

19 de setembro de 2006 - 13:57

Os eleitores vão ter que digitar pelo menos 21 teclas na urna eletrônica para escolher seus candidatos no dia 1º de outubro. Serão eleitos, ao todo, 513 deputados federais, 1.059 deputados estaduais/distritais, 27 senadores e 27 governadores, além do presidente da República. A previsão é de que o tempo para concluir a votação, em média, seja de 40 segundos.
O eleitor votará primeiro nos candidatos a deputado federal, cujo número é de quatro algarismos. Depois, segue o candidato a deputado estadual ou distrital, com cinco números. Em seguida, o eleitor digita três teclas para escolher um candidato a senador. Finalmente, são teclados os números dos candidatos ao Governo do Estado e à Presidência, com dois dígitos cada.

Além dos algarismos, o eleitor deverá apertar "confirma" ou "corrige" depois de cada escolha. Portanto, se não errar, o eleitor digitará 16 algarismos mais cinco vezes a tecla confirma.

Para facilitar a votação, a Justiça Eleitoral recomenda aos eleitores que levem os números de seus candidatos anotados. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) estão distribuindo 74 milhões de "colas", mas os números podem ser escritos em qualquer outro papel.




Informações - Terra

SIGA-NOS NO Google News