Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eleitor tem até amanhã para justificar ausência na urna

Fernanda França - Campo Grande News - 03 de dezembro de 2008 - 16:27

Termina amanhã o prazo para os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições, no dia 5 de outubro, e precisam justificar a ausência.

O formulário utilizado para justificar o não comparecimento nas eleições está disponível na página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele pode ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado pelos Correios para o juiz da zona eleitoral em que o eleitor está inscrito.

O eleitor que não votou no segundo turno e também não justificou, terá até o dia 26 de dezembro para fazê-lo.

Quem for justificar a ausência precisa informar nome, data de nascimento, filiação, número do título e endereço atual durante o preenchimento do formulário.

Também é necessário dizer o motivo da ausência à votação. Quem perder o prazo para justificar terá de pagar multa determinada pelo juiz eleitoral.

A falta do comprovante de votação ou da justificativa pode causar transtorno para o eleitor.

O documento será exigido em ocasiões como inscrições em concurso público, pedido de passaporte ou carteira de identidade, renovação de matrícula em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, obtenção de empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, em autarquias, sociedade de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, e em institutos e caixas de previdência social.

Se o eleitor se ausentar e não justificar em três eleições consecutivas, o seu título poderá ser cancelado.

SIGA-NOS NO Google News