Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/10/2012 07:27

Eleitor de 99 anos coleciona comprovantes; veja foto

Comprovantes de votação do aposentadoGioras Xerez/ G1Comprovantes de votação do aposentadoGioras Xerez/ G1

Um aposentado de 99 anos, morador do Bairro Bela Vista, em Fortaleza, coleciona comprovantes de votação há 72 anos. Lúcido e bem-humorado, Péricles Oliveira e Silva, conta que tem 50 deles, desde que começaram a ser entregues aos eleitores. “É um dever do cidadão sair para votar. Gosto de votar e já estou na expectativa de sair para votar no próximo domingo”, disse Silva, que fará 100 anos em 1º de abril de 2013.
Por gostar tanto de exercer o direito de cidadão, passou a colecionar os comprovantes para registrar que participou de todas as eleições. “Nas décadas de 1940, 1950 e 1960, não davam comprovantes para o eleitor não. Era só o cidadão chegar lá e votar. Assinava um papel e pronto. Nos últimos anos foi que o negócio ficou organizado. Tenho mais de 50 comprovantes”, explica.

Avanço na organização
Ele conta também que houve mudanças significativas na organização das eleições no Brasil. Antigamente, conforme ele, em algumas eleições, havia o risco de o eleitor votar várias vezes no mesmo candidato. \\\"Não tinha a estrutura que é hoje. Seu voto vai somente para um candidato\\\", afirmou.

Silva aconselha os mais jovens a jamais vender o voto, pois, é um instrumento para mudar a cidade em que se vive. “É um direito seu e exige bastante responsabilidade. Nunca vendi meu voto e enquanto estiver vivo vou cumprir o meu dever de cidadão”, afirma.

Exemplo
Sempre acompanhado pelos netos e filhas, em dia de eleição, o aposentado tem um ritual. Quem conta é a filha Sheila Holanda.”Ele não falta um ano de eleição. Anota todos os números dos candidatos organizadamente. Todos os anos a rotina é a mesma. Meu pai acorda 5 horas da manhã, faz a barba, coloca a melhor roupa e às 6 horas já está pronto. E na hora de votar é rápido, menos de 20 segundos”, recorda Sheila, que, em todas as eleições, vai Bairro Couto Fernandes, onde moram, ao Centro.

Eleição marcante
Boa memória é uma das qualidades de Péricles Oliveira. Ele lembra com detalhes de quase todas as eleições de que participou. Segundo ele, os bastidores das eleições para prefeito de Fortaleza, na década de 1960 vale a pena ser lembrado. “Foi uma momento tumultuado. Uma década que viríamos conhecer a ditadura. Uma momento difícil de esquecer”, relata.

Fonte: G1/CE

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)