Cassilândia, Terça-feira, 20 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

02/10/2020 05:57

Eleições: poucas propostas, promessas demais

É comentarista da TV Record(MS) e escreve coluna semanal para diversos sites e jornais de MS

Manoel Afonso
Eleições: poucas propostas, promessas demais

ABSTENÇÃO: Vai superar os 20,3% - de 2018. Se ao eleitor falta motivação, sobra medo do contágio. A Multa? Ninharia! Um contrassenso: democracia obrigando o voto? Direito ou dever? Uma boa hora para discutir a obrigação do voto desde 1824. Quem sabe agora os políticos melhorem suas propostas e assim animem o eleitor a ir votar.


CARA NA PORTA: O eleitor de boa renda não quer ser incomodado na sua casa e no trabalho. Usa as redes sociais para se informar politicamente. A presença física dos candidatos é aceita apenas entre os eleitores de baixa renda. Os institutos de pesquisas registram essa nova postura. Enfim, acabou aquele velho cafezinho na casa do eleitor.


FEDEU! Eleição é guerra. Se tiver rabo fique em casa. A manchete do Correio do Estado é devastadora: “Promotor pede ajuda ao TRE para encontrar Zorzo, acusada de fraude”. A candidata a vice prefeita da capital presidiu a Fundac na gestão de Gilmar Olarte e teria se envolvido em licitação direcionada. Sujou o prontuário de boa moça.


CANDIDATO a vice não ajuda, mas pode atrapalhar. Juliana Zorzo, ex-assessora do gabinete de Marcio Fernandes é apresentada como empresaria vitoriosa. Mas agora seu currículo é detonado pela notícia. Mas na política vale a versão, não o fato. E quem irá defendê-la? Seu padrinho e fiador, o ex-governador Puccinelli (MDB)? É possível.


O DITADO procede: eleição não é piquenique. Todos querem vencer. A tese de que ‘importante é competir’ serve só ao Barão de Coubertin, o criador dos Jogos Olimpícos. Pipocam acusações, impugnações e notícias sobre as candidaturas. Começa a pintar o clima eleitoral, ainda pálido em relação aos pleitos anteriores. Mas já é alguma coisa.


EM ALTA: Na grande mídia não há elogios, só negativismo. Das obras - sem superfaturamento - nem fotos e notícias. No STF o velho ranço e na Câmara aquilo que todos sabem. Mas apesar de tudo, as ultimas pesquisas mostram que o governo Bolsonaro melhorou de avaliação também em redutos antes dominados pelo PT.


MIRANTE: Como a senadora Simone Tebet (MDB) atuará na campanha de Marcio Fernandes? O resultado refletirá em 2022, onde outros nomes de peso concorrerão ao Senado. Sem candidato a prefeito em Três Lagoas, ela terá que brigar por espaço no maior colégio eleitoral - já que o MDB também não anda bem nas pernas no interior.


‘A LAVANDERIA’: Quem não gosta de Antonio Bandeiras, Mery Streep e Sharon Stone? Estão no filme da Netflix mostrando a corrupção de políticos e empresários com dinheiro nos paraísos fiscais. Como a Odebrecht é citada, o pessoal da esquerda deve assistir e assim admitir: a corrupção do PT é verdadeira e notória em todo mundo.


TRUMP X BIDEN: O melhor do evento foi a bela Melania Trump ao final. Quanto ao debate - deprimente, 2 tios velhos rabugentos brigando: Trump chato, Biden ‘vacilão’ e sugerindo propina ao Brasil no caso Amazônia. Confundiram ainda mais o eleitor. Não ganharam novos votantes. Os eleitores foram os grandes perdedores. Uma lavanderia.


BOM OU RUIM? Estados explorando jogos de loteria? Preocupante. Se hoje existem dúvidas quanto a lisura dos métodos dos sorteios feitos pela União, imagine então o que poderá ocorrer em alguns Estados – com as quadrilhas se associando aos políticos governantes para manipular resultados. Ora! A bandidagem já está festejando.


ELEITOR: O que ele pensa ao comparar o patrimônio financeiro e o padrão de vida dos candidatos à prefeito de sua cidade com o que pregam como políticos? Com base nas declarações de bens dos pretendentes a prefeito da nossa capital, há incoerência entre os discursos e a vida pessoal deles. O ‘show room’ dos carros chics mostra isso.


ENGANAÇÃO: O que não faltam são candidatos a prefeito com propostas genéricas que prometem o fundo e o mundo, mas sem detalhar métodos e meios para realiza-las. Antes do sim, o eleitor deve fazer um raio x destas proposições para não ‘levar’ gato por lebre. Aquelas fotos bem produzidas e frases de efeito podem ser apenas armadilhas.


CONVENCE? Saúde para todos, asfalto gratuito nos bairros, pacote alimentar as famílias carentes, escola integral, segurança, esgoto sanitário, ensino profissionalizante casa própria e emprego na lista das’ prioridades’ dos candidatos. Pacote de bondades com embalagens atraentes – mas nem sempre viáveis administrativamente.


POR FAVOR: mais propostas e menos promessas! O nhenhenhém se repete em todas as eleições. Candidatos desviam das propostas e abraçam as promessas, que são apenas acenos de esperança. Já a proposta é diferente; com pesquisas, projetos técnicos em detalhes, mostrando inclusive as fontes dos recursos para o empreendimento.


LIVRO ABERTO?: Nas cidades menores, as biografias dos candidatos são públicas. Mas nos colégios maiores o eleitor não sabe quem é quem. Com máscara piorou! Há riscos, o currículo nem sempre é fiel a realidade. Especialistas montam biografias só de vitoriosos. ‘Supermans’ e ‘Salvadores da Pátria’ - tipos que não faltam por aí.


‘EXEMPLAR’: Alvos de ações judiciais por suspeitas de irregularidades na gestão, vários prefeitos chegando desgastados nas eleições. Mas esse não é o caso do prefeito MarcosTrad (PSD) da capital - surfando em credibilidade e popularidade; pagando em dia e fazendo obras. E aí - os concorrentes estão sem argumentos para criticá-lo.


APLAUSOS: Costurar na política não é fácil. Exige habilidade, coragem e paciência. Admirável como o deputado José C. Barbosa (DEM) costurou essa delicada colcha de retalhos partidários, com interesses e personagens diferentes em apoio à sua candidatura a prefeito de Dourados. Obstinado, gosta do que faz. Escrevam: não decepcionará.


PRESIDENTE da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Lucas de Lima (Solidariedade) tem se mostrando afinado com as questões e desafios. Foi assim nas barragens da mineradora de Corumbá; no turvamento das águas de Bonito, Jardim e agora na exitosa audiência pública para debater as queimadas do Pantanal. Agradou.


NA ÁREA: O ex-ministro Luiz H. Mandetta cumprindo aquilo que prometeu ao deixar o cargo. De olho em 2022 participa da campanha na capital, inclusive com gravações com candidatos do Democratas. A colega Marinalva, postulante a vereadora pelo DEM na capital já postou no facebook um vídeo com ele recomendando o voto nela.


NOVO ROUND: A situação no PSL na capital é comparável a equipe de corrida que ainda não definiu o tipo de pneu enquanto os concorrentes já estão na pista. Essa sequência de trapalhadas atinge em cheio a credibilidade da sigla e espanta os eventuais eleitores. A ‘nova política’ mesclada com tanta confusão leva a marca do amadorismo.

FACEBOOK: Não perca a amizade por política. Cada um vota no seu malvado preferido.
FACEBOOK: Aberta a temporada dos políticos comerem pastel no balcão
FACEBOOK: Vereança – todos de olho no salário.
FACEBOOK: Maltratar um bicho; até 5 anos de cadeia. Matar um humano; pena dependerá do advogado contratado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 20 de Outubro de 2020
Segunda, 19 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)