Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eleições: Ministro Ayres Britto diz que tudo está pronto

TSE - 04 de outubro de 2008 - 06:31

O ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou na tarde desta sexta-feira (3) que a Justiça Eleitoral está pronta para as eleições municipais do próximo domingo, 5 de outubro.

Segundo ele, "o ânimo é o melhor possível com todo o entusiasmo de poder servir a democracia representativa".

O ministro reafirmou que os eleitores podem ficar tranqüilos no sentido de que não haverá violação do seu voto. O TSE trabalha para garantir esse direito e inclusive editou uma instrução para impedir o uso de máquinas fotográficas e outros equipamentos eletrônicos para que poderes paralelos não obriguem o eleitor a provar em quem votou. Os TREs vão, inclusive, utilizar detectores de metais portáteis para garantir o cumprimento da orientação.

Apuração

Em relação a expectativa de tempo para apuração dos resultados, o ministro disse que deve ser considerado que o Brasil é um "macrocosmo" com muitas peculiaridades e que em certos municípios, sobretudo no norte do Brasil, a comunicação é muito difícil. Mas, ainda assim, a expectativa é de que em grande parte dos municípios o resultado saia no mesmo dia da votação.


Eleição é celebração da democracia

Mais uma vez o presidente do TSE ressaltou que eleição não deve ser encarada como estorvo ou velório. Pelo contrário, "é alegria, é um canto, é uma dança, é uma celebração da democracia". Para ele, todos os eleitores brasileiros devem encarar a eleição com descontração e júbilo pela honra de participar de um processo democrático de constituição do poder político. "É o povo que investe os candidatos nos cargos governamentais. Isso é uma honra e uma responsabilidade muito grande". Ele alertou ainda que os brasileiros levem em conta a honestidade do candidato e que não votem em quem compra voto.

Força Federal

Questionado se os pedidos de força federal ainda podem ser concedidos mesmo em cima da hora, o ministro disse que a decisão pode ocorrer a qualquer momento. Ele disse que cabe à Justiça Eleitoral velar pela legitimidade e normalidade do processo eleitoral e, por isso, onde um município experimentar um fator de perturbação que prejudique a normalidade ou a legitimidade do processo impedindo o eleitor de votar livremente, ou a imprensa de trabalhar livremente, o TSE estará pronto para requisitar o auxílio da força federal. Como não haverá mais sessões até o próximo domingo, as decisões podem ser concedidas pelos ministros e referendadas posteriormente pelo plenário.


SIGA-NOS NO Google News