Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eleições: Militares voltam a ocupar Duque de Caxias

Isabela Vieira/ABr - 04 de outubro de 2008 - 09:44

Brasília - As Forças Armadas voltam a ocupar amanhã (5), domingo de eleições, quatro comunidades da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na última fase da Operação Guanabara, de combate a crimes eleitorais, os militares vão ocupar as 27 comunidades do Rio nas quais já estiveram, além do município de Campos, no norte fluminense.

As comunidades de Gramacho, Lixão, Pilar e Beira-Mar, em Duque de Caxias, estão entre as 27 escolhidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que identificou áreas onde eleitores eram coagidos pelo tráfico de drogas ou milícias. Nestes locais, a imprensa também seria impedida de atuar. As ocupações das forças federais começaram no início de setembro.

De acordo com o porta-voz do Exército, George da Silva Divério, não há informações sobre o número de soldados que participarão da operação em Caxias, tampouco dos locais onde as tropas serão instaladas. Ele adianta que será uma “ação de presença”, próxima às zonas eleitorais, havendo a possibilidade de intervenção, caso solicitado pela autoridade eleitoral.

“Vamos retornar no domingo em todas as 27 comunidades, mais a cidade de Campos, sendo que em cada uma teremos pontos específicos, onde faremos a garantia da votação e da apuração”, destacou o coronel. “São zona escolhidas pelo TRE para que haja presença do Exército”, acrescentou.

Duque de Caxias é o terceiro maior colégio eleitoral do Rio e tem mais de 500 mil eleitores. A cidade vai eleger o prefeito entre três candidatos, e 21 vereadores, entre 372 concorrentes. Para a votação, 1,8 mil urnas serão instaladas. Os equipamentos já foram preparados, mas por questão de segurança só serão distribuídos entre as seções amanhã.



SIGA-NOS NO Google News