Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eleições: as doações ocultas vão continuar

Manoel Afonso - 10 de fevereiro de 2016 - 08:32

ELEIÇÕES-2016 Será que o pessoal gastará menos do que nas anteriores devido as novas regras do financiamento de campanha anunciadas como o fim da corrupção eleitoral? Claro que não, pois os candidatos não gastam apenas o declarado ao TRE.


PENA! A minirrerforma foi tímida, deveria avançar mais. No fundo sabe-se que os financiadores ( ou investidores) profissionais continuarão presentes, apostando num ou em vários candidatos com doações subterrâneas de dinheiro desconhecido do Fisco.


CERTO? O candidato eleito com essa ajuda não devolve a grana em espécie, mas sim através de contratos, favorecimentos diversos, leis encomendadas, cargos e outros procedimentos que se tornaram comuns. Negócio na base de ‘código de hora’ inclusive.


INGENUIDADE imaginar que os ‘gloriosos’ congressistas aprovassem uma lei que não deixasse janelas de escape em benefício próprio. E mais, vão aparecer sim pessoas físicas para fazer doações milionárias sob argumento que ‘idolatram’ certos candidatos.


FALHA O horário eleitoral não foi revisto. Na panela de 35 partidos, os nanicos serão prejudicados. A saída, optar por estranhas coligações para garantir tempo na TV. Azar do pobre eleitor que se submeter ao sacrifício de curtir o habitual blá blá blá. Guenta!


UMA BOA! A ida de Dorival Bettini para a Casa Civil será importante nas relações do Governo com a classe política. Ex-companheiro de Denas Lugo na JDS, passou por várias siglas, conhece o pessoal do interior, tem o carisma de agradar como poucos.


A CARA do governo não deve ficar dependente exclusivamente do chefe. A postura dos auxiliares ajuda na formação do perfil. Bettini ( PR) aperfeiçou com Londres essa pratica que lhe garantiu bom trânsito. Aliás, Sergio de Paula feliz com a aquisição.


CASA CIVIL Em alguns governos era vista como castelo - de lago com crocodilos. Com a imagem estigmatizada, deixava os políticos pouco à vontade para o papo do cafezinho amigo. É justamente esse afago político que Bettini quer intensificar.


O DRAMA Deputado Pedro Kemp torce para o seu colega João Grandão reverter em Brasília a condenação de 11 anos e 10 meses de prisão (TRF-São Paulo) no processo ‘Sanguessuga’. Como se diz: pior que o mandato, seria perder a sagrada liberdade.


VELHOS Também no PT só não tem cabelos brancos quem tingiu (Vander/Amarildo). Por conta das prisões e processos, o PT não tem ninguém competitivo para disputar a prefeitura da capital. Pedro Kemp disse-me que topa. Mesmo sem dinheiro? Duvido.


DISPOSTO Felipe Orro confirma sua intenção de tentar a prefeitura da capital. Já tem o discurso: sem ódio e com a crítica indignada contra os desmandos nas áreas da saúde e conservação da cidade. Tem tempo na TV e argumentos atuais - visíveis a olho nu.


‘EFEITO MORO’ Cada deputado petista com sua tática para evitar contacto com os jornalistas. Se Vander sumiu, cabo Almi responde aos cumprimentos apertando forte a mão da gente, expressão séria, a voz empostada e saindo apressado. Ah! Entendi.


LAVA JATO Com exceção de petistas e de outros grupos que mamam no Governo, as pesquisas mostram: a grande maioria da população aprova as ações do juiz Sergio Moro e acredita na veracidade das suspeitas. O jeito petista de governar está dando cadeia!


E AGORA? Claro, a Assembleia Legislativa recorrerá da decisão judicial que decidiu pela extinção da CPI do CIMI. Mas até que se julgue o recurso, como ficará a situação nas áreas em conflito? Onde fica a segurança jurídica dos proprietários invadidos?


ORA BOLAS! Quanto mais se judicializar a questão, menos chance de resolvê-la a curto prazo. A pose, as promessas e a espetacularização nas visitas do ministro Cardoso de nada valeram. Neste governo corrupto e perdido do PT essa questão não é prioridade.


CIMI Não recebe verba oficial, mas de ONGS internacionais interessadas em dividir o Brasil em nações indígenas. Com esses recursos e aconselhamentos aos indígenas, insuflam a ordem social rumo as invasões. Ora! A justiça precisa analisar esse aspecto.


‘ENCURRALADO’ Lula na linha de tiro, com seus filhos. A máscara do ex-operário ( amigo da elite) caindo na Lava Jato. A esperança é que o MPF e a Justiça Federal não cedam à pressão do Planalto. O seu discurso cansou. Seus amigos - curtindo a cadeia.


BUMLAI Amigo do Lula, não perde a pose nem na cadeia. Dizem que ele usa camisa social Dudalina e sapato de cadarços. Ele pode levar inclusive a elucidação da morte do prefeito Celso Daniel, de Campinas com a sua doação confessada. Só tem ‘gente boa’.


CAPITAL Esburacada; o prefeito sem um plano eficaz para minorar o problema. A cidade suja, proporcionando o incremento da dengue e zica. E Bernal não perde a pose de Marechal, guerreando contra seus complexos e incompetência. Nem Freud explica.


O PREFEITO confia em quem mesmo na sua administração? Cá entre nós: deve ser mesmo difícil a convivência com o Bernal. Ouve-se relatos de arrepiar, que dariam uma comédia (ou tragédia). Deve passar para a história como o pior prefeito da capital. Xô!


ESPERADO Nas eleições municipais a figura do candidato majoritário pesa mais do que sua postura partidária. Daí que o troca troca partidário deve se acentuar daqui pra frente. Afinal, temos um partido em cada esquina, para todas as necessidades.


ARREMATE Satisfeito com a conta de luz, dos impostos? A saúde de sua cidade vai bem? Feliz com a segurança e os juros bancários? Que tal os preços dos supermercados. Pois bem, vem aí a CPMF - não gera desenvolvimento, encarece o custo final de tudo.


“A burrice no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor.” ( Roberto Campos)

SIGA-NOS NO Google News