Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/09/2006 15:38

Eleições 2006: saiba as novas regras para a votação


Você sabia que boca-de-urna agora é crime sujeito a pena de seis meses a um ano de reclusão mais multa? Essa e outras novidades estão previstas em leis e regulamentações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que disciplinam o que é permitido e o que é proibido no dia das eleições. Em entrevista, o procurador regional eleitoral no Distrito Federal Osnir Belice explica as novas regras para 1º de outubro próximo:

*O eleitor pode usar camiseta com nome de candidato no dia das eleições?* Um eleitor, sozinho, pode portar camisa ou outro item de vestuário com nome ou número de candidato, desde que essa manifestação seja individual e isolada. Também é permitido o uso de bandeiras ou propagandas no carro. Contudo, é proibida a aglomeração de eleitores com esses itens. Também não se permite qualquer tipo de carreata, passeata ou manifestações parecidas.

*Caso algum candidato ofereça transporte gratuito no dia, o eleitor deve aceitar?
*Transporte gratuito de eleitores e fornecimento de alimentos no dia das eleições é crime. O dono do veículo pode ser preso e o veículo pode ser apreendido. O eleitor não deve aceitar esse tipo de favor do candidato, pois caracteriza-se captação ilegal de votos.

*E quanto à distribuição de panfletos e santinhos?* Esse tipo de atividade, mais conhecida como boca-de-urna, é crime. Qualquer tipo de assédio ao eleitor no dia 1º de outubro será coibido
com rigor.

*Os candidatos estão sujeitos a que tipo de punição em caso de boca-de-urna?*

Se provado que o candidato tomou conhecimento ou que anuiu a essas práticas, ele pode ter seu diploma cassado. A cassação do diploma do candidato eleito que promoveu boca-de-urna dá-se por meio de uma ação específica, denominada ação de impugnação de mandato eletivo.

*Como será a fiscalização das zonas eleitorais no dia 1º de outubro?

*As Polícias Militar, Civil e Federal zelarão pela segurança da eleição no próximo domingo. Além dessas instituições, o Ministério Público e a Justiça Eleitoral estarão a postos, com promotores e juízes responsáveis por dirimir qualquer conflito que possa surgir durante o dia. O importante é que o cidadão tenha consciência da importância do seu voto e da relevância do processo eleitoral para a democracia brasileira.


Procuradoria Geral da República

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)