Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

27/09/2006 15:38

Eleições 2006: saiba as novas regras para a votação


Você sabia que boca-de-urna agora é crime sujeito a pena de seis meses a um ano de reclusão mais multa? Essa e outras novidades estão previstas em leis e regulamentações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que disciplinam o que é permitido e o que é proibido no dia das eleições. Em entrevista, o procurador regional eleitoral no Distrito Federal Osnir Belice explica as novas regras para 1º de outubro próximo:

*O eleitor pode usar camiseta com nome de candidato no dia das eleições?* Um eleitor, sozinho, pode portar camisa ou outro item de vestuário com nome ou número de candidato, desde que essa manifestação seja individual e isolada. Também é permitido o uso de bandeiras ou propagandas no carro. Contudo, é proibida a aglomeração de eleitores com esses itens. Também não se permite qualquer tipo de carreata, passeata ou manifestações parecidas.

*Caso algum candidato ofereça transporte gratuito no dia, o eleitor deve aceitar?
*Transporte gratuito de eleitores e fornecimento de alimentos no dia das eleições é crime. O dono do veículo pode ser preso e o veículo pode ser apreendido. O eleitor não deve aceitar esse tipo de favor do candidato, pois caracteriza-se captação ilegal de votos.

*E quanto à distribuição de panfletos e santinhos?* Esse tipo de atividade, mais conhecida como boca-de-urna, é crime. Qualquer tipo de assédio ao eleitor no dia 1º de outubro será coibido
com rigor.

*Os candidatos estão sujeitos a que tipo de punição em caso de boca-de-urna?*

Se provado que o candidato tomou conhecimento ou que anuiu a essas práticas, ele pode ter seu diploma cassado. A cassação do diploma do candidato eleito que promoveu boca-de-urna dá-se por meio de uma ação específica, denominada ação de impugnação de mandato eletivo.

*Como será a fiscalização das zonas eleitorais no dia 1º de outubro?

*As Polícias Militar, Civil e Federal zelarão pela segurança da eleição no próximo domingo. Além dessas instituições, o Ministério Público e a Justiça Eleitoral estarão a postos, com promotores e juízes responsáveis por dirimir qualquer conflito que possa surgir durante o dia. O importante é que o cidadão tenha consciência da importância do seu voto e da relevância do processo eleitoral para a democracia brasileira.


Procuradoria Geral da República

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)