Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eleição modifica bancadas tradicionais da Câmara

Agência Câmara - 20 de outubro de 2006 - 06:10

As eleições deste ano trouxeram novidades para muitas bancadas tradicionais da Câmara. Um dos grupos mais beneficiados foi o dos empresários, cuja representação subiu de 104 para 121 deputados - um aumento de mais de 16%, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Entre as bancadas que perderam representantes estão a evangélica, a da saúde e a dos parlamentares ligados à produção rural.
A Frente Parlamentar Evangélica teve a maior perda: dos 60 integrantes do grupo nesta legislatura, somente 15 foram reeleitos. A eles, serão somados 12 novos deputados que professam a fé segundo a doutrina evangélica, conforme a definição adotada pelo Diap. Assembléia de Deus, Igreja Batista, Igreja Universal do Reino de Deus e Sara Nossa Terra são algumas das entidades representadas.

Produção rural
Outra tradicional bancada da Câmara, a dos produtores rurais e dos deputados ligados ao campo também perderá nomes importantes que não concorreram à reeleição e outros que não conseguiram assegurar a permanência na Câmara.
A Frente Parlamentar de Apoio à Agropecuária, que tem 185 integrantes, será bastante reduzida, pois somente 89 dos deputados foram reeleitos. A eles, serão acrescidos 24 novos representantes eleitos, que podem ou não ingressar na frente parlamentar. No total, 113 deputados ligados à produção rural atuarão na próxima legislatura. O número representa uma diminuição de quase 40% na bancada.

Proteção à saúde
Várias frentes parlamentares tratam de assuntos relacionados à saúde. Entre elas, estão as frentes em defesa das santas casas e hospitais filantrópicos; em defesa dos portadores de hepatites e das pessoas que necessitam de transplantes; e de combate ao uso do cigarro. Somente estas três agrupam mais de 220 parlamentares, dos quais apenas 103 foram reeleitos - isto é, menos de 50% dos atuais deputados.
Segundo o Diap, também diminuiu o número de assalariados e de sindicalistas na Câmara. Professores, bancários e funcionários públicos somavam 97 parlamentares, mas na próxima legislatura serão 86. No total, a renovação da Câmara atingiu 48% das cadeiras.

SIGA-NOS NO Google News