Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eficiência: cientistas desenvolvem a crianção de um super WiFi

180 Graus - 24 de fevereiro de 2016 - 09:30

O WiFi é uma dessas coisas maravilhosas que a humanidade é capaz de fazer. Pare para pensar na beleza que é navegar pela internet com dados "rolando soltos" pelo ar. Lindo, não? Contudo, há um problema: a energia necessária para um gadget ficar conectado — principalmente os móveis. Mas, se depender dos cientistas da Universidade de Washington, isso vai mudar em breve.

Um sistema chamado "WiFi passivo" é uma nova maneira de conectar um gadget ao WiFi sem utilizar tanta energia. Na verdade, um smartphone, ou tablet, usaria menos energia do que uma conexão Bluetooth.

De acordo com a pesquisa, o "WiFi passivo" pode chegar a consumir 10 mil vezes menos energia do que o WiFi comum. Ou seja, a bateria do seu gadget vai ser levemente afetada pela conexão — e você tem mais horas para navegar sem se preocupar.
Publicidade

Isso foi alcançado por meio de uma nova imaginação das transmissões de rádio, que hoje envolvem duas operações: digitais e analógicas. A digital costuma ser mais eficiente, mas a transmissão analógica suga muito mais energia. Os cientistas apenas separaram as funções para ter um resultado com melhor desempenho.

Praticamente, a mudança de operação foi a seguinte: um dispositivo envia ondas analógicas para sensores WiFi passivos. Estes sensores praticamente não usam energia para funcionar, então, eles pegam essas ondas e as refletem com um switch digital, e isso cria algo que a equipe de cientistas chama de "WiFi Packets". Esse sinal já alcançou taxas de 11 megabits por segundo.

SIGA-NOS NO Google News